Prefeito Ricardo Nunes recebe em seu Gabinete o Presidente Eleito do Paraguai, Santiago Peña Palácios

O encontro pôs em discussão a 28ª Cúpula das Mercocidades, que acontecerá entre 22 e 24 de novembro deste ano

Nesta última quinta-feira (27), o Prefeito Ricardo Nunes ao lado da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, recebeu a visita do Presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña Palácios. Dentre os principais assuntos, as autoridades discutiram sobre a 28ª Cúpula das Mercocidades, que será sediada por São Paulo entre os dias 22 e 24 de novembro deste ano.

“Ficamos muito honrados com esse primeiro gesto do presidente eleito em relação a São Paulo. Achamos que é uma relação interessante, muitos paraguaios moram aqui, muitos brasileiros lá, portanto uma relação que pode ser sempre aprofundada”, comentou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

A capital paulista e o Paraguai, possuem uma relação internacional bilateral. São Paulo e Assunção, capital paraguaia, são Cidades-irmãs desde 27 de agosto de 1998. A cooperação entre as cidades se dá em diversas áreas, como programas de saúde e políticas culturais.

“Eu tenho certeza de que o Santiago poderá levar para o Paraguai, nosso país-irmão, uma dinâmica que torcemos muito para que tenha sucesso. Nós temos mais de 200 mil brasileiros que moram naquele país. Portanto temos uma relação de irmandade. Agora é trabalharmos juntos, fortalecer as amizades e fomentar as relações comerciais que tragam benefícios para o povo de São Paulo e do Paraguai”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

No último mês, o Prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, esteve em São Paulo para participar da segunda edição da Virada ODS. O evento foi uma iniciativa intersecretarial da Prefeitura de São Paulo, abordou 31 temas em 3 palcos montados na Praça das Artes com presença de autoridades importantes como Ayo Tometi, co-fundadora do movimento Black Lives Matter, o climatologista Carlos Nobre, a apresentadora Gabriela Prioli, além de diversos outros nomes que trouxeram conhecimento para o grande público que lotou as palestras.

A Cidade de São Paulo irá sediar a 28ª Cúpula das Mercocidades, que acontecerá em novembro 2023. A capital foi escolhida a sede da reunião pelas delegações de mais de 70 cidades de dez países sul-americanos, representantes de organizações internacionais, sociais e entidades acadêmicas que participaram da última edição, em dezembro de 2022, em Montevidéu, no Uruguai. Mercocidades é uma rede que agrupa 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela, onde vivem mais de 120 milhões de pessoas.