Prefeitura de São Paulo visita maior território quilombola do país, Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e a Cidade de Goiás Velho, em Goiás

Representantes da Expo Internacional Dia da Consciência Negra compartilham ações da capital paulista

Entre os dias 20 e 23, a equipe do Farol Antirracista de São Paulo, esteve no município de São Jorge, um povoado localizado na Chapada dos Veadeiros, participando do Encontro de Culturas Tradicionais. E nos dias 24 e 25 de julho, a equipe participou também de ações em Goiás Velho, no estado de Goiás, que agora assina a Declaração Antirracista, sendo o primeiro lugar depois de São Paulo a aderir o documento, se baseando nas ações que a capital paulista tem adotado nas escolas municipais.

No dia 25, a Cidade de Goiás Velho comemorou seus 296 anos e será capital do Estado durante o dia em forma de comemoração. O local preparou-se para às atividades que tem como propósito o fortalecimento dos saberes e fazeres ancestrais das manifestações culturais de diversas partes da região.

Nas ações, foram distribuídos kits do Currículo da cidade: Orientações Pedagógicas - Educação Antirracista: Povos Afro-Brasileiros, que tem como propósito subsidiar ações em prol de uma educação antirracista, eles acompanham bonecas, com o intuito de aproximar as crianças das culturas dos povos originários, como africanos e andinos, materiais lançados em março de 2023, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com a SMRI. Desse modo, a cidade de Goiás Velho colocará em prática ações baseadas no que está sendo feito na Gestão Ricardo Nunes.

“Participar de missões que levem o trabalho que estamos fazendo em São Paulo para outras partes do Brasil é fundamental, pois mostra que estamos no caminho certo para o combate ao racismo e que nossas ações chegarão em mais escolas, em mais professores e alunos, e farão com que cada canto do Brasil entenda a importância de contar a história de nossos ancestrais”, comenta Elaine Gomes, gerente de projetos e responsável pela coordenação da III Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

"A presença da SMRI em Goiás reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com o plano de metas e agenda 2030, mas mais do que isso abre espaço para o diálogo e para a construção de novas parceiras que elevam a política pública do Farol de Combate ao Racismo para um outro patamar, na medida em que apoia manifestações culturais negras e indígenas de outros territórios do Brasil, unindo esforços no combate às desigualdades e ao racismo estrutural, afirma Patrícia Sueza, coordenadora de comunicação da SMRI.

A missão da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, entidade realizadora do Encontro de Culturas com 25 anos de atuação na região da Chapada dos Veadeiros, é promover encontros que valorizem a sociobiodiversidade, proporcionando a troca de saberes e fazeres entre as comunidades presentes. Além disso, gera benefícios diretos ao povoado de São Jorge e de seu entorno, nas áreas social, cultural e econômica.

A visita permitiu aprendizados e trocas por meio da participação em rodas de conversas com remanescentes quilombolas e indígenas e autoridades locais para estruturar novas parcerias para a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra.