Prefeitura de São Paulo dá visibilidade a cidade durante Cúpula da U20 na Índia

Mais de 430 líderes mundiais e de cidades reuniram-se em Ahmedabad para a Urban 20, antes das reuniões do G20 que se realizarão ainda este ano

Durante os dias 7 e 8 de julho, o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, juntamente com o Coordenador de Relações Internacionais, Hugo Salomão, e o assessor técnico Lucas Paredes, participaram da Cúpula de Prefeitos da Urban 20 na Índia - iniciativa que reúne cidades dos países membros do G20 para debater questões econômicas, climáticas e de desenvolvimento sustentável.

“O Comunicado U20 representa as principais exigências dos governos locais. A construção de um documento como este mostra que as cidades são os atores mais importantes para enfrentar e superar a atual crise climática global. É fundamental direcionar esforços para a construção de políticas públicas alinhadas com o desenvolvimento sustentável e que combatam todas as desigualdades”, explica Rodrigo Massi.

Os líderes das cidades do mundo ofereceram soluções ao G20 antes da reunião dos Chefes de Estado sobre crises climática, econômica e humanitária. Cerca de 105 cidades ajudaram a escrever o Comunicado U20 deste ano: um documento que apela aos líderes nacionais e municipais para trabalharem em conjunto como parceiros para reduzir para metade as emissões globais até 2030 e combater as desigualdades, criando sociedades seguras, resilientes e justas e promovendo o desenvolvimento equitativo, acessível e inclusivo.

Os líderes destacaram a necessidade urgente de reformular o financiamento do desenvolvimento para aumentar o apoio à ação climática nas cidades, especialmente para a adaptação em cidades do Sul Global que enfrentam o peso da crise climática, e sublinham o papel fundamental que a prestação de serviços públicos locais desempenha no desenvolvimento sustentável como um instrumento essencial para garantir a segurança social e desenvolvimento urbano resiliente.

Além disso, a cidade de São Paulo está em negociação para sediar a próxima Cúpula do U20 em 2024. “Com a presidência brasileira do G20 no próximo ano, o Brasil estará aberto para receber o U20 e intensificar ainda mais as ações em prol das cidades. O ciclo de 2024 será o primeiro ano após a metade do caminho para 2030. Chegou a hora de colocar em prática todos os planos de ação climática e de implementação dos ODS que foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos”, complementa o Coordenador de Relações Internacionais.

 

Sobre o Urban 20

O Urban 20 é um grupo de engajamento que busca coordenar uma posição conjunta entre os prefeitos das principais cidades do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, com recomendações dos governos locais, inclusive suas demandas, para enriquecer as discussões dos líderes nacionais na Cúpula do G20. A iniciativa U20 é convocada de forma permanente pela C40 Cities e pela United Cities and Local Governments sob a liderança de uma cidade presidente que muda todos os anos. Os ciclos anteriores do U20 foram presididos por Buenos Aires e Paris (2018), Tóquio (2019), Riade (2020), Roma e Milão (2021), bem como Jacarta e Java Ocidental (2022).

A rede está passando em 2023 sob a presidência da Índia, tendo como cidade presidente Ahmedabad. Em cada ciclo a cidade presidente é responsável pela condução dos trabalhos de elaboração de um comunicado conjunto, com as demandas dos governos locais, que é entregue aos líderes nacionais durante a cúpula do G20. Esse ano o lema da presidência indiana é “Uma terra, uma família, um futuro” com enfoque especial no desenvolvimento urbano sustentável e nos desafios comuns das cidades.