Documentário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entra no catálogo da Spcine Play

O média-metragem conta com entrevistas do ex-secretário geral da ONU, Ban KI-Moon, do líder Yanomami Davi Kopenawa, e do filósofo e intelectual camaronês, Achille Mbembe

Nesta sexta-feira (14) entra oficialmente no catálogo da Spcine Play, o documentário “Virada de chave”, pautado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), e narrado por um educador morador da zona leste que, ao longo do média-metragem, visita instituições da sociedade civil e projetos da Prefeitura que estão diretamente ligados aos ODS.

As filmagens do documentário se iniciaram na Virada ODS, em 2022, evento com o apoio da ONU Brasil e parceria de inúmeras organizações internacionais e nacionais, que integrou diversas ações em todas as macrorregiões da cidade. O lançamento ocorreu no CEU Meninos em maio deste ano e agora está disponível para o público em geral.

"A hora de mudar é agora. É preciso ensinar crianças, jovens e adultos sobre sustentabilidade, fazer com que toda a população saiba o que são os 17 ODS e o porquê de a Agenda 2030 ser tão fundamental para o planeta. Ao assistir ao documentário “Virada de Chave”, o telespectador pode entender o papel de uma metrópole como São Paulo nas causas sustentáveis”, afirma a secretária Marta Suplicy.


O média metragem possui entrevistas de grandes e importantes figuras para o cenário mundial, como o ex-secretário geral da ONU, Ban KI-moon; o líder Yanomami Davi Kopenawa; o filósofo e intelectual camaronês, Achille Mbembe; a ex-presidente do Malawai, Joyce Banda; a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks; a economista argentina Carolina Larriera; a primeira mulher trans a ser eleita para a Câmara dos Deputados do Chile, Emília Schneider; entre demais autoridades.

Além disso, conta com entrevistas com a secretária municipal Relações Internacionais, Marta Suplicy, e com o prefeito Ricardo Nunes, que está realizando uma gestão focada no ODS 10 (redução de desigualdades), e, justamente por isso, também estão inclusos no documentário programas e iniciativas da Prefeitura de São Paulo, como o Transcidadania (acolhimento e geração de emprego e renda para pessoas trans e LGBTQIA+), o Portas Abertas (ensino da língua portuguesa para imigrantes), o Hub Green Sampa (primeiro centro voltado para startups de tecnologias verdes e sustentabilidade) e o CECI Jaraguá (Centro de Educação e Cultura Indígena).

Entre as instituições da sociedade civil que participaram do documentário estão: a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), o Instituto Baccarelli (reconhecido por proporcionar ensino musical a crianças e jovens), a Rede Nossa São Paulo (responsável pelo monitoramento e avaliação das ações da Prefeitura de São Paulo, além da criação de documentos de mapeamento como o 'Mapa da desigualdade') e o Instituto Geledés (organização política brasileira de mulheres negras contra o racismo e sexismo).

O documentário, totalmente acessível para pessoas com deficiência, foi produzido pela Feel Filmes - especializada em curtas, médias e longas que abordam temáticas sociais. Foi dirigido por Karoline Maia, diretora e roteirista e por Fernanda Cabral, ativista da Agenda 2030 e comunicadora. O evento, gratuito, foi aberto ao público e contou com uma apresentação musical do Instituto Bacarelli.

 

VIRADA ODS 2023

A segunda edição da Virada ODS, iniciativa intersecretarial da Prefeitura de São Paulo, teve dois dias ricos em ações que colocaram em pauta e se aprofundaram em temas sociais sensíveis, provaram que existe um grande interesse nas pessoas, que extrapola qualquer idade, em entender os problemas do mundo em que vivemos e trabalhar para a construção de um mundo melhor.

Um dos grandes desafios da Virada ODS, foi reunir no mesmo espaço uma grande quantidade de informações e temas complexos de forma leve e capaz de atingir os mais diversos públicos.

Durante final de semana de Virada ODS 2023, foram abordados 31 temas em 3 palcos montados na Praça das Artes com presença de autoridades importantes como Ayo Tometi, fundadora do movimento Black Lives Matter, o climatologista Carlos Nobre, a apresentadora Gabriela Prioli, além de diversos outros nomes que trouxeram conhecimento para o grande público que lotou as palestras.

No palco principal houve 10 shows, com destaque para Maria Rita, Planta e Raiz, Olodum, Francisco El Hombre, e Nação Zumbi que ajudaram a esquentar as noites frias do final de semana.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, organizadoras do evento, acreditam que as ações atingiram milhões de pessoas e certamente terá impacto muito importante na construção de um mundo mais sustentável.


Spcine Play

Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Com uma programação selecionada e gratuita, são oferecidos ao público, entre filmes e séries, títulos que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil através do site e aplicativo para mobile e Smart TVs. No catálogo estão disponíveis raridades de grandes nomes do cinema brasileiro e títulos das principais mostras festivais de cinema de São Paulo.

Para assistir o documentário, clique aqui.