Prefeitura apresenta painel “Planejando a cidade do cuidado. Experiências, lições e desafios” no XXV Congresso do CIDEU

Durante o debate, boas práticas de São Paulo foram compartilhadas aos demais participantes do Congresso

Em 5 de julho, a assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Luiza Debrassi, participou de um painel no 25º Congresso do CIDEU, na cidade de Mendoza – Argentina. Em representação à cidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a assessora compôs o debate sobre “Planejando a cidade do cuidado. Experiências, lições e desafios”, no qual foram apresentadas boas práticas da Prefeitura da capital paulista.

A Vice-Presidência de Desenvolvimento Social e Saúde da rede Mercocidades convidou as prefeituras da Rede a participarem do painel, que aconteceu de forma presencial para os participantes do XXV Congresso do CIDEU, e virtual para as cidades membro da Mercocidades que não participaram do Congresso, no qual se apresentaram as cidades de Montevidéu, Rosário, São Paulo e Bogotá.

No âmbito do projeto denominado: “Cidades e territórios de cuidado. Um chamado de ação para os governos locais”, cofinanciado pela rede mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU); Mercocidades convocou a FLACSO Chile para realizar um estudo com o objetivo de conhecer a situação atual das cidades membros de Mercocidades no tema de sistemas de cuidados. Um dos seus resultados foi a elaboração de uma Declaração de Compromisso com os Cuidados, para que os governos locais incorporem a construção de cidades cuidadoras em suas políticas locais.

Para continuar abordando esse tema em 2023, a Vice-Presidência de Desenvolvimento Social e Saúde, coordenada conjuntamente pelas cidades de Rosário e São Paulo, propôs a elaboração do painel “Planejando a cidade do cuidado. Experiências, lições e desafios”, no âmbito do XXV Congresso do CIDEU.

“Essa foi uma importante oportunidade de mostrar boas práticas de São Paulo no tema da construção de sistemas de cuidados que utilizam a inovação e a sustentabilidade como bases de desenvolvimento da cidade. Além disso, também mostrou a importância de coordenar ações de cooperação entre as redes de cidades que São Paulo participa, potencializando as oportunidades e resultados destes espaços de debates”.

Durante a atividade, foram realizadas duas rodadas de apresentação de experiências, seguidas de um espaço de debate e intercâmbio sobre políticas locais de cuidado em municípios da região. A primeira rodada focou na pergunta “De que maneira suas experiências territoriais articula a atuação de suas políticas de cuidado com o meio ambiente e inovação, desde o planejamento do território e a participação cidadã?”, enquanto a segunda rodada trouxe apresentações com perguntas guias específicas para cada palestrante.

O encontro foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de Rosário e Secretaria Técnica Permanente de Mercocidades, com o apoio do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU), FLACSO Chile e Prefeitura de Mendoza.