Coordenadora Residente da ONU no Brasil visita projetos da Prefeitura de São Paulo

Ao lado da secretaria municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, a Coordenadora Silvia Rucks conheceu iniciativas como a Vila Reencontro - serviço de moradia transitória para pessoas e famílias em situação de rua, e o CEU Meninos - equipamentos públicos voltados à educação e localizados nas áreas periféricas da Grande São Paulo

Durante os dias 05 e 06 de julho, a Coordenadora Residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Silvia Rucks, e o Oficial de Parcerias e Financiamento, Haroldo Machado Filho, estiveram na cidade de São Paulo para uma série de agendas e reuniões com a secretaria municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

No primeiro encontro, os representantes da ONU Brasil puderam conversar sobre futuras parcerias com as agências do sistema ONU e cooperação internacional para pautas ambientais. “Falamos também sobre as políticas públicas da cidade de São Paulo e aproveitei para entregar "Currículo da cidade: Orientações Pedagógicas - Educação Antirracista: Povos Afro-Brasileiros", material que incentiva o conhecimento à diversidade brasileira e potencializa práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas nas escolas”, explicou a secretária Marta Suplicy.

A agenda continuou no dia seguinte (06/07), momento em que conheceram ações da Prefeitura de São Paulo focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030.

A primeira agenda foi no CEU Meninos, na zona sul de SP. Os Centros de Ensino Unificados, implementados na gestão de Marta Suplicy enquanto prefeita, são equipamentos públicos, localizados em regiões periféricas, cuja finalidade é fornecer a população uma educação de qualidade, atividades esportivas, culturais e de lazer.

Durante a visita, foi possível conhecer vários espaços da unidade, como, a sala de dança; o ginásio de esportes e gestão; o estúdio de música; o ateliê de artes; o telecentro, a biblioteca; a quadra de areia; à pista de skate; e o teatro.

“Parabenizo o prefeito Ricardo Nunes pela valorização e incentivo de projetos que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU”, completou Marta.

Além disso, a secretária Marta Suplicy pôde apresentar a Vila Reencontro - serviço de moradia transitória para pessoas e famílias em situação de rua, que visa fornecer um lar e contribuir para o desenvolvimento de seus moradores, apoiando a reconstrução da autonomia e a saída qualificada da situação de rua. Os espaços possuem sala de atendimento social, área de lazer, espaço multiuso, horta e brinquedoteca.