Programa Sampa+Rural é reconhecido internacionalmente como iniciativa mais inovadora entre as cidades Ibero-Americanas

Política pública desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo tem a missão de atender, acelerar e impulsionar a criação de novos espaços de agricultura em toda a cidade

A União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) divulgou em 07 de julho, que a cidade de São Paulo é a grande vencedora do Prêmio de Inovação Íbero-Americana 2023. A iniciativa, que tem a missão de reconhecer, recompensar e reforçar iniciativas, programas e políticas públicas em contexto de gestão pública e alinhadas com os objetivos da Agenda 2030, classificou o programa Sampa+Rural como o maior exemplo de inovação e de impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

Desenvolvido e administrado pela Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa foi avaliado em seis critérios: inovação; sustentabilidade; pertinência; replicabilidade; resultados e impactos, e viabilidade prática. A candidatura e participação da premiação teve o apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

“Criamos o Sampa+Rural para melhor atender e impulsionar a agricultura na cidade, oferecendo assistência técnica e extensão rural com os melhores técnicos e engenheiros agrônomos do mercado. Atualmente, na Capital são mais de 1.100 pontos de agricultura na cidade, e tudo isso só foi possível, pois pela primeira vez na história, a Capital passou a ter uma renda orçamentária dedicada para a agricultura na cidade. Por isso, agradecemos ao prefeito Ricardo Nunes por ter um olhar visionário e entender que a agricultura é um tema extremamente relevante para a Capital”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Sustentabilidade é pauta internacional relevante em qualquer município, estado, país. Ser reconhecido como a maior iniciativa neste segmento em escala global é muito gratificante para todos nós, e um sinal de que estamos na direção certa”, finalizou.

Como premiação, a UCCI oferece aos gestores do programa um curso de especialização em inovação pública estratégica para tornar as cidades mais sustentáveis, desenvolvendo novas competências e estratégias, a fim de apoiar os gestores municipais a pensar em formas inovadoras de analisar os desafios que as grandes cidades enfrentarão nos próximos anos em perspectiva ambiental, socioeconômica e cultural.

O segundo lugar ficou para a cidade de Quito, no Equador, com o projeto intitulado "Programa para erradicação do trabalho infantil no município do distrito metropolitano de Quito" - visando combater as redes de trabalho infantil na cidade e proteger menores em vulnerabilidade socioeconômica.

Os representantes da cidade poderão participar de um intercâmbio de troca de experiências entre as cidades premiadas, enquanto a vencedora da premiação, São Paulo, receberá servidores técnicos da municipalidade de Quito para apresentar o programa Sampa+rural e realizar intercâmbio técnico para troca de experiências na temática de inovação e sustentabilidade.

Em 2022, a Ade Sampa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ficou em 2º lugar na premiação promovida anualmente pela UCCI, por meio do Hub Green Sampa, um espaço de inovação e desenvolvimento sustentável da Capital. Para saber mais, clique aqui.

Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região centro, oeste e sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais.

“O Sampa+Rural é um programa com duas importantes frentes de atuação, pois ele incentiva e impulsiona a geração de renda dos agricultores, que passam a produzir alimentos naturais e sem o uso de agrotóxicos, mas também atende diretamente a população, que passa a ter acesso a alimentos frescos, de qualidade, pertinho de casa e por um preço justo. Dessa forma, reduzimos o consumo de alimentos ultraprocessados e incentivamos o giro da economia na Capital”, reforça a coordenadora de agricultura da Prefeitura de São Paulo, Lia Palm.

Há também a plataforma Sampa+Rural, que tem o objetivo de mapear, conectar e reunir iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar, que já conta com mais de 2,4 mil locais mapeados e disponibilizados para consulta.Acesse pelo endereço sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br

Sobre a UCCI
Fundada em 1982, com sede em Madri (Espanha), a rede tem como objetivo promover a cooperação e a interlocução entre cidades da América Latina, Portugal e Espanha. As principais ações da rede são direcionadas para a formação e qualificação de servidores municipais e a troca de experiências e boas práticas. A rede oferece regularmente cursos de formação, oficinas, comitês e grupos de trabalho temáticos, intercâmbios acadêmicos profissionais e visitas técnicas.

Atualmente, a rede é composta por 29 cidades, considerando cidades capitais e grandes governos locais da região ibero-americana. Do Brasil, são membros São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A UCCI considera a inovação e a sustentabilidade como elementos indispensáveis para encontrar soluções originais para os problemas enfrentados pelos cidadãos. A troca de ideias e boas práticas contribui para que os governos das cidades capitais enfrentem os desafios futuros.