Prefeitura de São Paulo e cidade de Milão propõem a regeneração urbana do Complexo do Gasômetro

Visando o desenvolvimento sustentável, o projeto desenvolvido visa revitalizar zonas pós-industriais, como o Complexo do Gasômetro, Casa das Retortas e o Parque Dom Pedro II

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Relações Internacionais (SMRI), do Verde e Meio Ambiente (SMVA), e de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), participa de uma parceria com a Prefeitura de Milão, Itália. A cooperação entre os governos resultou em um projeto piloto de regeneração urbana para o Complexo do Gasômetro, localizado no bairro do Brás.

A ação é mediada pela International Urban and Regional Cooperation (IURC) - Cooperação Regional Urbana Internacional, em português, órgão criado pela União Europeia que foca no desenvolvimento sustentável de municípios ao redor do mundo. O objetivo é revitalizar zonas pós-industriais e transformá-las em áreas prósperas para sustentabilidade e inclusão social.

As Secretarias alinhadas a Prefeitura de Milão, realizaram um estudo corporativo entre as cidades, permitindo que semelhanças fossem encontradas para a elaboração de uma guia para a ação. Os participantes dessa análise trocaram experiencias e conhecimentos sobre áreas pós-industriais, que viabilizou planos de integração para cooperações futuras.

A regeneração do Complexo do Gasômetro é crucial para a cidade de São Paulo, a região possui um grande potencial cultural, pois o centro da capital paulista é rico em arte e cultura urbana. O projeto engloba outros espaços dentro do bairro do Brás, como por exemplo, a Casa das Retortas e o Parque Dom Pedro II.

O guia desenvolvido é divulgado pela IURC e pela Prefeitura de São Paulo, o objetivo é que o material seja replicado em outras cidades da América Latina.