Prefeitura de São Paulo disponibiliza Relatório Voluntário Local – RLV - para a sociedade civil

Documento apresenta indicadores do desempenho da cidade de São Paulo por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A 3ª edição do Relatório Voluntário Local (RLV) já está disponível on-line para consulta. O relatório foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com apoio das demais secretarias da Prefeitura e tem como propósito apresentar indicadores do desempenho da cidade de São Paulo, além de conter um resumo analítico do desenvolvimento de cada ODS na cidade, com as metas municipalizadas na Agenda Municipal 2030 e o andamento das ações para sua implementação. O documento coloca a cidade como exemplo para o mundo no que se refere à localização e mapeamento dos ODS.

Acesse aqui para saber mais sobre a função do RLV.

A cidade de São Paulo aderiu, em 2019, ao compromisso com a Declaração de Revisão Voluntária da ONU para governos locais e regionais denominada Relatório Local Voluntário (Voluntary Local Review, em inglês). Isso formalizou o comprometimento das municipalidades com a implementação da Agenda 2030 e a localização dos ODS. A iniciativa da capital paulista, foi a convite de Nova York que em abril de 2015, se comprometeu a tornar-se a cidade mais resiliente, sustentável e equitativa do mundo por meio do programa OneNYC: um modelo para o desenvolvimento sustentável em nível local.

Ao assinar a Declaração, a Prefeitura de São Paulo se comprometeu a compartilhar informações sobre as políticas relacionadas a promoção dos ODS. Com isso, a SMRI disponibilizou duas edições do RLV, em 2021 e 2022, que estão disponíveis no site institucional da pasta.

Em 2023, a Secretaria de RI realizou mais uma edição da Virada ODS, que é uma ação da pasta destacada no Relatório Voluntário Local – RLV. O evento visa promover e popularizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a cidade de São Paulo e para o Brasil, com congressos, palestras, prêmios e shows.

“A segunda edição ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de junho e teve em sua programação atividades educacionais, shows, feira, diversas ações e também um grande Hackathon para a criação de soluções inovadoras para Agenda 2030 da ONU. A Virada ODS é mais uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais e que está sendo um marco para a cidade de São Paulo, vanguarda para o Desenvolvimento Sustentável”, explica a secretária Marta Suplicy.

Para acessar o RLV, clique aqui.