São Paulo é eleita Vice-presidente regional para a América Latina e o Caribe da Associação Mundial das Grandes Metrópoles - Metropolis

A novidade foi anunciada durante o 14º Congresso Mundial de Metropolis, na cidade de Bruxelas

De 12 a 15 de junho, aconteceu o 14º Congresso Mundial de Metropolis, em Bruxelas, Bélgica. Em representação ao prefeito Ricardo Nunes, o Coordenador Geral de Relações Internacionais, Hugo Salomão, e o assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais, Luís Felipe Mendes, estiveram presentes no congresso que reuniu o Comitê Executivo, as Secretarias Regionais, o Conselho Administrativo - do qual São Paulo participa - e a Assembleia Geral.

Durante o evento, houve eleições para renovação de cargos na governança e a cidade de São Paulo foi eleita para a vice-presidência regional da América Latina e Caribe, na rede Metropolis. A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, assumirá o cargo de vice-presidente regional da rede, em 2024.

Escolhas das sedes de eventos futuros, reformas do estatuto e do plano de ação estratégica de Metropolis também foram pautados no 14º Congresso e São Paulo foi escolhida, por unanimidade, como sede da reunião do Conselho Administrativo de 2024. A rede funciona há quase 40 anos no fortalecimento da governança subnacional e se dedica a solucionar os desafios futuros e atuais de um centro metropolitano, com mais de 150 membros. O tema desta edição, junto da Cúpula Urbana de Bruxelas, foi “Soluções urbanas a desafios globais”.

“Atualmente, o prefeito Ricardo Nunes faz parte do Conselho de Administração da rede Metropolis, que reúne 35 membros para nortear as ações e o planejamento da rede. A eleição da Secretária Marta Suplicy para a vice-presidência regional para a América Latina e o Caribe colocará o município na liderança em prol do desenvolvimento sustentável nas grandes cidades do Sul Global, somando-se à presidência de Mercocidades, que caberá a São Paulo de 2023 a 2024. Nossa cidade estará na vanguarda da cooperação internacional entre cidades de todos os tamanhos na América Latina”, explica Hugo Salomão.

A delegação de São Paulo participou de painéis técnicos com especialistas e líderes de todo o mundo, manteve 10 reuniões bilaterais com outras cidades, organizações internacionais e agências de cooperação econômica. Em destaque, houve um encontro com o setor de cultura da cidade criativa da música de Ghent (Bélgica) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, visando a formação de parcerias para a promoção internacional do município.

O Congresso aconteceu juntamente à Reunião do Comitê Executivo da CGLU, à Cúpula Urbana de Bruxelas (Brussels Urban Summit), à Conferência Anual de Eurocidades e à 6ª Reunião dos Prefeitos Campeões para o Crescimento Inclusivo da OCDE. O encontro contou com 1400 representantes de 322 cidades e 82 países, que puderam participar de oficinas, palestras e visitas para inspirar soluções aos problemas globais.