São Paulo será sede do Fórum Global de Combate ao Racismo e à Discriminação da UNESCO

Secretária de Relações Internacionais participa do Fórum Permanente de Afrodescendentes, em Nova Iorque, e compartilha a novidade na ocasião

#ParaTodosVerem: secretária Marta Suplicy ao lado de representantes da SMRI e do Fórum

De 30 de maio a 2 de junho, a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e o coordenador geral de Relações Internacionais, Hugo Salomão, estiveram presentes no Fórum Permanente de Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU), na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. O fórum pertence as ações da Década Internacional de Afrodescendentes, e tem como tema central de discussão a promoção, proteção e respeito aos direitos humanos de pessoas afrodescendentes em uma Declaração da ONU.

A inclusão política, econômica, social e a reparação histórica pelos danos causados aos negros são pautas prioritárias do Fórum Permanente de Afrodescendentes. Durante o evento a secretária participou de agendas de negociação sobre o Fórum Global de Combate ao Racismo e à Discriminação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que será sediado pela cidade de São Paulo. Na oportunidade, os representantes da SMRI se reuniram a UNESCO Brasil, Paris e UNESCO México, país sede do último fórum, além de participarem de reuniões com a Fundação Ford, que será um dos principais patrocinadores do evento, e com a Prefeitura de Nova York para trocas de experiências e prospecção de ações internacionais para São Paulo.

“Na Prefeitura de São Paulo, por meio da política ‘São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural’ trabalhamos em iniciativas para a construção de uma cidade antirracista. A participação de São Paulo em fóruns como esse colaboram para estruturação de novas políticas públicas que visam a igualdade racial entre os paulistanos”, explica a secretária Marta Suplicy.