Virada ODS é apresentada durante a Semana Internacional do Governo Aberto

Em uma mesa compartilhada com a temática "ODS: Do global para o Local" representantes da Secretaria Municipal Relações Internacionais palestram sobre evento da pasta

No dia 12 de maio, o residente em gestão pública, Victor Hugo Massami, e o analista de políticas públicas, Antouan Matheus, participaram em nome da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) da Semana Internacional do Governo Aberto. O evento anual é em parceria com a Open Government Partnership (OGP), e reúne representantes de governos locais do mundo todo. A intenção é promover governos mais dispostos a engajar a sociedade civil com os temas levantados na agenda da OGP.

Na edição deste ano, o Ministério da Saúde participou da organização do evento, que também contou com o apoio da Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS) e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), que possibilitou que a Semana Internacional fosse de forma híbrida.

Mesas compartilhadas, oficinas e painéis foram umas das diversas atividades realizadas no evento que conscientiza e promove o debate sobre os pilares do Governo Aberto, resultado de uma parceria entre a Controladoria Geral da União os governos subnacionais de São Paulo, Contagem, Osasco e Santa Catarina – membros da OGP Local.

#ParaTodosVerem representantes SMRI ao lado de palestrantes

"Na ocasião, apresentamos o Plano de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030, que atualmente está em construção. Seu objetivo é fortalecer o engajamento da população no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na cidade, não apenas para fiscalizar seu cumprimento, mas também para apresentar contribuições e agir conjuntamente para a sua concretização", explica Victor Hugo.

No último dia de discussões, os representantes da SMRI, tiveram um momento de fala na mesa "ODS: Do global para o Local". Na oportunidade mencionaram a Virada ODS, a maior política pública do mundo no âmbito municipal que promove o engajamento da população para o cumprimento da Agenda 2030, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e governo aberto são agendas essenciais para a Prefeitura, que guiam o planejamento, implementação e monitoramento das políticas públicas. Parte importante para o alcance dos ODS, inclusive em nível local, é a disseminação de conhecimento e engajamento de toda a sociedade. A Semana de Governo Aberto foi, nesse sentido, uma ótima oportunidade para a promoção da Agenda e compartilhamento de boas práticas. A Secretaria de Relações Internacionais valoriza e incentivas iniciativas como essa", conclui Antouan.