Prefeitura de São Paulo apoia evento em comemoração ao Dia da África

A conexão África + Brasil trará a multiplicidade das expressões artísticas africanas

Como uma das ações do Farol de Combate ao Racismo e da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, promovidos pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), no dia 27 de maio acontece a comemoração ao Dia da África, com apresentações, gastronomia e música, no Museu da Imigração, com o tema “África, seu protagonismo sem estereótipos - Sarau Afrikanse”

Originalmente marcada no dia 25 de maio, o Dia da África é uma comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana, data em que foi fundada, no ano de 1963. Seu objetivo era estimular a independência dos países africanos contra a colonização europeia, além de promover a cooperação mútua entre os países membros.

Este ano, a comemoração se torna duplamente significativa pelo aniversário de 20 anos da Lei 10.639/2003, que garante a inclusão obrigatória do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nas escolas de educação básica. A programação contará com apresentações de artistas de diferentes países do continente, gastronomia, feira com empreendedores africanos e shows transmitidos ao vivo no Youtube

“É hora de comemorar e fazer com que a população prestigie essa linda cultura. O nosso propósito é fazer com que as pessoas entendam a importância de atos como este e levá-las à reflexão, ao momento em que entendam que é hora de educar, transformar e evoluir. O Dia da África é um dia de comemoração, um dia de festividade, para que enfim entendam que não é só em novembro que a população negra merece destaque, mas sim em todos os meses do ano”, comenta a secretária Marta Suplicy.

Celebrar esse dia no Brasil é especialmente importante em 2023, pois, chamamos atenção para os 20 anos da aprovação da Lei 10.639/2003, que garante a inclusão obrigatória do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nas escolas de educação básica. Neste contexto, o evento "África, seu protagonismo sem estereótipos - Sarau Afrikanse" vem para contribuir com a difusão das manifestações artísticas e culturais do continente, por meio da presença de artistas e empreendedores africanos radicados em São Paulo.

O Sarau Afrikanse foi feito a partir de uma conexão Brasil-África, que traz um evento que propõe encontros multiculturais com imigrantes africanos, para mostrar a pluralidade do trabalho e da arte africana. Para o evento, além de todas as apresentações, acontecerá uma feira gastronômica e de empreendedorismo, para que fortalecer as relações brasileira e africanas, por meio da cultura.

O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o CPBrazil/Rolê 22 e o Núcleo Coletivo das Artes, tendo apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, do Farol de combate ao racismo, da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu da Imigração.

 

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

14h – Fala de Abertura e Boas-vindas

14h15 – Shambuyi Wetu (República Democrática do Congo)

14h30 – Grupo Cultural Guiné Bissau (Guiné Bissau)

14h45 – Vindas D'África (Cabo Verde + Angola)

15h – Grupo Maobé (Togo)

15h30 – Vocal Kuimba (Angola)

16h15 – Nduduzo Siba (África do Sul)

16h35 – Grupo Limanya C&A Dança Africana (Guiné Conacri)

17h – Idowu Akinruli (Nigéria)

17h20 – Safira Lazúli (Angola)

17h35 – On Oliver (Angola)

17h50 – Nessa Onda (Cabo Verde)

18h10 – Coletivo Afrikanse (Angola + Moçambique + República Democrática do Congo)

18h40 – Agradecimentos

18h45 – Encerramento


15h45 | Visita Guiada Exposição África em São Paulo

A PARTIR DAS 11h - TENDAS DE GASTRONOMIA

Safa Cumeda Sufanasa (Sudão)

Chezkimberlyfood (Congo e Angola)

Wá Dù Nú – BeninChef Sally (Mali)

Assouan Art's (Costa do Marfim)

Jk Ventures Serviços (Uganda)



EXPOSITORES E EMPREENDEDORES AFRICANOS

Namibia Sim! moda afro (Brasil / Togo)

Assouan Art’s (Costa do Marfim)

JK ventures serviços (Uganda)

Tatuagem de henna Arabe (Sudão)

Mama Mboka (República Democrática do Congo)

Nagô - traçar o caminho de volta (Cabo Verde)

Xiphefu Store (Moçambique)

Limanya (Guiné Conacri)

Mu Africa Culture - África do Sul)

Data: Sábado, 27 de maio das 13h às 19h
Local: Museu da Imigração
Faixa etária: Livre.
Ingressos: Entrada franca.