Prefeitura de São Paulo promove Dia de Reflexão sobre Abolição de 1888

Encontro tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a história negra

A Prefeitura de São Paulo promoveu nessa quarta-feira (17) o Dia de Reflexão sobre Abolição de 1888 com a presença de educadores e especialistas para debater a história da população negra no Brasil no Museu das Favelas, em São Paulo. O evento, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e Secretaria Municipal de Educação (SME), integra o programa “São Paulo: Farol de combate ao racismo”.

As ações do Farol têm o intuito de combater o racismo estrutural na sociedade a partir da educação, incidindo na formação das próximas gerações. O evento foi voltado para educadoras e educadores convidados, que participaram da construção do documento Orientações Pedagógicas: Educação Antirracista - Povos Afro-brasileiros.

Participaram do encontro, o escritor Abílio Ferreira, que fez uma palestra sobre tema, e Gregory Penna apresentou uma performance teatral. Andrea Sousa teve uma sessão para contar histórias aos presentes. Para encerrar o evento, Anderson Tobias fez uma apresentação musical. Entre os convidados, estavam os professores e professoras da rede e formadores das DIPEDs, que são as divisões pedagógicas de cada Diretoria Regional de Ensino.

“Estar em um momento de reflexão como esse, é uma forma de legitimar as ações que a Prefeitura tem feito na gestão Ricardo Nunes, como o Farol de Combate ao Racismo Estrutural. É uma maneira de mostrar à população que é necessário ensinar a história verdadeira e fazer com que todos reflitam e entendam a importância de programas em prol do tema”, afirma Marta Suplicy.

O secretário de Educação, Fernando Padula, lembrou que a abolição da escravatura foi um movimento inconclusivo, tendo em vista a presença do racismo estrutural na sociedade. “Nossa missão enquanto gestores públicos é implementar políticas públicas que permitam a mudança de visão com justiça e igualdade à toda população, reconhecendo o papel fundamental dos negros na construção da identidade cultural do país”, reforça Padula.