Universidade Zumbi dos Palmares anuncia 6ª edição da Virada da Consciência 2023

Ação é feita anualmente para a população paulista como forma de conscientização racial e tem participação da Prefeitura de São Paulo

 Idealizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a Virada da Consciência foi lançada na sexta-feira, 12, às 11h, na Pinacoteca de São Paulo e contou com a presença da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

“A Virada da Consciência é um importante evento que faz parte da nossa São Paulo e, este ano, anda lado a lado com a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que acontece em novembro, com importantes ações para a população. É hora de mostrar que não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Estar presente em um evento como esse, é uma forma de legitimar as ações que a Prefeitura tem feito na gestão Ricardo Nunes, como o Farol de Combate ao Racismo Estrutural, um programa de política pública em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais e Secretaria de Educação”, afirma Marta Suplicy.

O evento acontece de 16 a 20 de novembro de 2023, em comemoração à Semana da Consciência Negra e contará com ações como a Corrida e Caminhada da Consciência, o festival de vídeo, Afro Minuto, além da noite de premiação do Troféu Raça Negra. Este ano, a Virada da Consciência irá homenagear a jornalista Glória Maria, a primeira negra a estar na frente das câmeras. A escolha foi feita para valorizar a carreira e história da profissional.

“A Virada é uma oportunidade para despertar a consciência branca para o fato que somente a igualdade de direitos será capaz de engrandecer esta nação miscigenada”, comenta o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.