Secretaria Municipal de Relações Internacionais participa de comissão na Câmara Municipal de SP

O encontro permitiu discutir as ações internacionais que estão sendo feitas em prol da cidade

No último dia 25, a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, a convite da vereadora Cris Monteiro, participou da primeira reunião com a Comissão Extraordinária de Relações Internacionais na Câmara Municipal de São Paulo.

O encontro deu visibilidade ao planejamento e as prioridades da agenda internacional para São Paulo e teve como objetivo fortalecer os laços entre o executivo e o legislativo municipal, sincronizando atividades e potencializando a presença internacional da capital paulista em todas as esferas de atuação.

“Como conceito, a diplomacia entre cidades?é o envolvimento dos entes subnacionais nas relações internacionais. Isto se traduz, na prática, pela formação de redes multilaterais de cidades, e de relacionamentos bilaterais entre elas. O objetivo é a promoção de resultados socioeconômicos e políticos”, afirma a secretária de RI.

Uma das ações já realizadas foi o lançamento em março do currículo da cidade: Orientações Pedagógicas – Educação Antirracista: Povos Afro-Brasileiros, para subsidiar ações de educadores da cidade em prol das relações étnico-raciais, com conceitos e práticas importantes para a promoção de justiça social e igualdade.

Marta destacou que tanto a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), quanto o projeto São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural terão eventos neste ano no calendário da SMRI. Entre 16 e 18 de junho acontecerá a II Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na Praça das Artes e Vale do Anhangabaú, com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional. Já entre 17 e 21 de novembro, será a vez da III Expo Internacional Consciência Negra 2023, no Memorial da América Latina.

Transmitida pelo canal oficial da Câmara no YouTube, a reunião com a secretária e a vereadora deu espaço para relembrar o trabalho que a gestão Ricardo Nunes tem feito em prol de moradia, educação e saúde. Clique aqui para assistir