Prefeito Ricardo Nunes participa de aula de alemão oferecida para alunos do CEU Cidade Dutra

Centro de Ensino Unificado faz parte do Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) e oferece aulas de alemão disponibilizadas por meio do Goethe, um instituto cultural de âmbito internacional da Alemanha

 Na última terça-feira (25), o Prefeito Ricardo Nunes, juntamente com a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy; com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula; e Adido Cultural da Alemanha em São Paulo, Johannes Wahne, visitaram o CEU Cidade Dutra e participaram de uma aula de alemão com os 32 alunos matriculados na modalidade. Além disso, será realizada um tour no CEU, em que serão apresentadas as reformas no teatro, cozinha/refeitório, salas de aula, pista de skate e casa de bonecas.

“Além do estudo da língua estrangeira, essa iniciativa permite que os estudantes ampliem sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos e expandindo os horizontes para outras visões de mundo. As relações entre a Alemanha e o Brasil têm uma longa tradição e são muito próximas. Cerca de 1200 empresas alemãs estão sediadas no Brasil, o que coloca o estado de São Paulo como maior polo industrial alemão fora da Alemanha”, explica a secretária Marta Suplicy.

Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 234 alunos de alemão integrantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e dois professores de alemão, com oferta de aulas de alemão nos seguintes CEUs da Zona Zul e da Zona Leste, com 111 e 123 alunos, respectivamente.

“A aquisição de um segundo idioma é fundamental nos dias de hoje independentemente da carreira profissional escolhida, por isso os CELPs têm esse importante papel de colaborar com a formação dos estudantes. Além disso, por meio dos cursos também é possível aprender sobre culturas e tradições de países diferentes, despertando o interesse e curiosidade de nossos alunos”, afirma o secretário de Educação, Fernando Padula.

 

Os CELPs

O Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) visa fomentar o plurilinguismo como princípio importante para assegurar a diversidade linguística em todo o território paulistano. A sua implantação no ano de 2022 representa a potencialização do ensino-aprendizagem de idiomas como uma forma de acesso a outras culturas, à pesquisa ou ao mundo do trabalho.

A criação do CELP fez parte do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Por meio da meta 27, consolida-se oferta de cursos de idiomas para os Estudantes da Rede Municipal 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio em todos os CEUs da cidade. Em 2022, iniciou-se a implantação em 34 CEUs, ofertando aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

 

CEU Cidade Dutra

O CEU Cidade Dutra – Doutor Adib Salomão, inaugurado durante a gestão de Marta Suplicy, completa 20 anos em 2023. Atualmente atende aproximadamente 50 mil pessoas mês, com faixa etária diversificada para diversas atividades: esportivas, culturais e educacionais. Possui ginásio poliesportivo e quadra adaptada, pista de skate, sala de dança, quatro estúdios, teatro, foyer, sala multiuso, quatro camarins, copa/panificação, três piscinas e três ateliês, biblioteca, telecentro, solarium, dois parques, bem como as unidades escolares: EMEF, EMEI, CEI e UNICEU.