Comissão Municipal ODS debate ideias e traz sugestões para a II Virada ODS

O encontro dá visibilidade à importância do engajamento da sociedade civil em conjunto com o poder público no cumprimento dos ODS e da Agenda 2030

Nesta quinta-feira (13), secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e o chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, se reuniram no Hub Green Sampa (Pinheiros) com representantes da sociedade civil que integram a Comissão Municipal ODS, comprometida em trabalhar para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Intuito do encontro foi dar visibilidade à importância do engajamento da sociedade civil em conjunto com o poder público no cumprimento dos ODS e da Agenda 2030, principalmente para trazer novas iniciativas e ideias à II Virada ODS, que acontecerá de 16 a 18 de junho, na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú.

Estiveram presentes na reunião a Liga Solidária, o Instituto Akatu, Instituto Cidades Sustentáveis, Instituto Ethos, Ciclocidade, Instituto SIADES, EcoBairro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, Brasil Sustentável, Universidade Federal de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e Centro Estudos Pesquisa Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC).

#ParaTodosVerem comissão ODS no Hub Green Sampa, sentados acompanhando apresentação de slide

A coordenadora da Virada ODS, Marcella Pastorelli, afirmou que estava à disposição para ouvir quaisquer sugestões e implementá-las da melhor maneira possível no evento deste ano.

“Reconheço em vocês multiplicadores e divulgadores. Vejo aqui verdadeiros embaixadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, e abraçados com muita energia pela Prefeitura de São Paulo na gestão Ricardo Nunes. Nada mais se faz na Prefeitura de São Paulo sem que os ODS sejam observados, respeitados e praticados. Meu papel aqui, hoje, é reforçar a vocês a importância desta Comissão para o sucesso da Virada ODS 2023”, disse a secretária Marta Suplicy.

Toda a gestão do Prefeito Ricardo Nunes pauta suas ações nos 17 ODS, o que torna a Cidade de São Paulo, mais uma vez, vanguarda na sustentabilidade.

“Todos aqui resistimos e continuamos. Gostaria de observar a importância de vocês participarem deste momento e de haver a união entre poder público e sociedade civil. Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável são instrumentos que permitem, da forma mais clara que a gente possa enxergar, a construção de uma sociedade melhor”, explicou Rodrigo Ravena, chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030

O Brasil tem papel fundamental a desempenhar na promoção da Agenda Pós-2015, a chamada Agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles correspondem ao conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

Para que isso ocorra com melhor participação da comunidade, foi criada a Comissão Municipal ODS. Esse órgão colegiado foi criado para internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), subscrita pelo Brasil. Esta instância colegiada terá natureza consultiva, orientada para a articulação, mobilização e diálogo com a estrutura integral do governo municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil.