Dia Mundial da Saúde 2023 traz o tema “Saúde para todos”

Organização das Nações Unidas (ONU) e Mercocidades celebram a data com São Paulo e a cidade argentina de Rosário

No Dia Mundial da Saúde, a Vice-presidência de Desenvolvimento Social e Saúde da rede internacional Mercocidades quer enfatizar a importância da campanha “Saúde para Todos”, temática escolhida pela ONU para celebrar a data em 2023, que vai ao encontro do lema "Não deixar ninguém para trás” da Agenda 2030.

Após três anos desde o início da pandemia da Covid-19, se observou o quão essencial é garantir que toda pessoa tenha acesso às políticas públicas de saúde que valorizem a vida e o bem-estar, e por isso neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, lembramos das desigualdades que marcam as diferentes experiências das pessoas com os sistemas de saúde.

É marcante em nossas cidades, em regiões com alta e baixa renda, as diferenças encontradas em indicadores de qualidade e expectativa de vida, mortalidade infantil e por causas evitáveis além do nível de atenção médica. Com isso, unir desenvolvimento social e saúde para todos implica diretamente em universalizar o saneamento básico, despoluir rios, reduzir as emissões de carbono e outros gases, oferecer acesso à informação, cobertura vacinal, medicamentos, esporte, segurança alimentar e saúde mental.

Enquanto recupera-se social e economicamente da pandemia, deve-se redobrar os esforços para universalizar medidas de medicina preventiva, acesso a equipamentos de proteção, cobertura vacinal e, essencialmente, à informação, combatendo assim a desinformação que desacreditam a ciência e as instituições com competências no assunto, como vem trabalhando a gestão Ricardo Nunes, na capital mundial da vacina.

As Mercocidades incentivam as cidades parceiras da rede a continuarem promovendo mudanças qualitativas no planejamento, desenho e execução das políticas de saúde, que reflitam acordos organizacionais e institucionais para a promoção e garantia de direitos em condições de maior equidade e universalidade.

Na liderança por cidades diversas, verdes e resilientes, as Mercocidades reforçam o compromisso com a Agenda 2030 e a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas suas comunidades, assegurando a implementação de políticas públicas que universalizem a dignidade e o acesso a serviços, trabalhando por saúde e desenvolvimento sustentável para todos.

Em 2023 a OMS também comemora seu 75º aniversário associando a celebração ao Dia Mundial da Saúde, uma oportunidade única de reforçar e dar visibilidade global à importância dos territórios e das autarquias locais para abordar o lema saúde para todos.