Prefeitura de São Paulo lança 1ª Estação Preço de Fábrica

Equipamento é um projeto-piloto de recepção de materiais descartáveis dentro do Mercado Municipal de Pinheiros

Na última quinta-feira, 23, a Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (SECDS) recebeu a visita do CEO da Empresa Green Mining, Rodrigo Oliveira, e da presidente da Associação dos Comerciantes de Pinheiros, Ana Paula Sater, para discutir a implementação da 1ª Estação Preço de Fábrica do município no Mercado de Pinheiros. O equipamento desenvolvido pela startup Green Mining e pela fabricante de papel cartão Ibema, visa lidar com a reciclagem de uma forma revolucionária.

Os resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues na Estação, são comprados e destinados de maneira ambientalmente correta. Desta forma há contribuições para o meio ambiente e para a sociedade com o aumento e/ou incremento de renda para as pessoas que levarem os materiais até o equipamento.

“Estamos apresentando à cidade, mais uma solução para recuperar embalagens pós-consumo e encaminhar à reciclagem ou reutilização, evitando que o material vá para um aterro, como desenhado pelo sistema da empresa criadora”, explica o Secretário Executivo de Abastecimento, Carlos Fernandes, interlocutor da parceria junto a Secretaria de Relações Internacionais.

“O projeto piloto visa atender a necessidade dos clientes comprometidos com responsabilidade ambiental, e também proporcionar a valorização da entrega dos catadores nas ruas da região, recebendo-os em local acessível e precificando melhor os rendimentos”. Afirma o assessor técnico da SECDS, Ivanilton da Silva, Dodô.

Com a instalação do equipamento abrigado por um contêiner feito de plástico reciclável, o Mercado de Pinheiros está na frente de mais uma iniciativa de sustentabilidade na capital. O mesmo projeto já existe nos municípios de Carapicuíba e Embu das Artes.

Para receber rendimentos dos resíduos coletados, será necessário baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play, preencher um breve cadastro e indicar o material que foi entregue no ponto de coleta, onde tudo será pesado e classificado. Assim, um recibo vai ser gerado e, quando completar R$ 10, o valor será depositado semanalmente, às sextas-feiras, na conta da pessoa por meio de PIX. A expectativa é que, em breve, outras formas de pagamento estejam disponíveis.

“O mesmo mercado é cartão de visita em um minidocumentário produzido pela BBC de Londres que mostra a unidade comercial abastecida por produtos da agricultura orgânica, produzidos em Parelheiros e que chegam até o grande centro para atender a demanda de um público já consolidado em reduzir desperdício, valorizar os recursos naturais e fechar o ciclo dos materiais”, acrescenta Dodô.

A iniciativa faz parte das dezenas de ações propostas pela gestão do Prefeito Ricardo Nunes, a qual vê a questão da sustentabilidade como fundamental para a evolução da cidade de São Paulo, que coloca os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em prática.

A Estação Preço de Fábrica também terá suas ações apresentadas na II Virada ODS, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho na Praça das Artes.