Prática de inclusão social para migrantes e refugiados é exposta no seminário #LearningWithUCLG

Assessora da secretaria municipal de Relações Internacionais (SMRI) participa do curso e compartilha a iniciativa inclusiva a população migrante da cidade, especialmente aos migrantes irregulares

Em 23 de março, a assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Talita Vieira, participou do #LearningWithUCLG, seminário online que promove a reflexão sobre como os governos locais e regionais abordam a mobilidade humana e definem o conceito de cidadania.

O evento organizado pela United Cities and Local Governments (UCLG), se assemelha ao Aprendizado entre Pares 'Migração e Deslocamento em Crises', ocorrido em abril de 2022, na ocasião a assessora pode apresentar a prática da cidade de São Paulo: "Currículo da Cidade, Orientação Pedagógica - Comunidades Migrantes": publicação e implementação".

No seminário #LearningWithUCLG, a servidora expôs uma iniciativa lançada em 2017, que hoje está em sua terceira edição, a “Somos Todos Migrantes”, que dispõe de um documento de orientação ao migrante (de forma física ou digital) que possa incluí-lo na sociedade.

“O ‘Somos Todos Migrantes’ foi desenvolvido para assegurar que migrantes e funcionários públicos estejam conscientes de seus direitos e dos programas e serviços disponíveis a eles, além de conter informações úteis sobre a cidade de São Paulo”, explica Talita.

Em representação a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Talita foi convidada pela UCLG a apresentar uma prática inclusiva para migrantes e/ou refugiados que possibilite seu acesso aos serviços da cidade, especialmente a migrantes irregulares. O compartilhamento de boas práticas fortalece parcerias e possíveis cooperações internacionais.