Prefeitura de São Paulo participa da Reunião de Coordenação de Instâncias Temáticas de Mercocidades, em Montevidéu, Uruguai

Encontro permite a articulação e definição da agenda regional da Rede Mercocidades de 2023

Nos dias 20 e 21 de março, o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Rodrigo Massi, estará presente na Reunião de Coordenação de Instâncias Temáticas de Mercocidades, em Montevidéu, Uruguai. O evento tem o objetivo de articular o plano de trabalho de 2023 da rede, em função da agenda temática e os projetos aprovados durante a 27ª Cúpula de Mercocidades “Cidades amigas, cidades mais verdes”.

Durante o encontro, se discutirá a agenda prioritária de Mercocidades para o ano, assim como o cenário internacional e a articulação com outras redes de cidades e organismos internacionais, com o objetivo de analisar, discutir e avançar no plano de trabalho da rede. São Paulo é a cidade coordenadora da Unidade Temática de Desenvolvimento Social, com as cidades subcoordenadoras argentinas Villa Carlos Paz e General Alvear, e coordena a Vice-Presidência de Desenvolvimento Social e Saúde, junto com a também cidade argentina Rosário. Durante sua participação no evento, Rodrigo Massi irá apresentar os planos elaborados para atuação de ambos os espaços na articulação de atividades da rede.

 

Chefe de Gabinete da SMRI, Rodrigo Massi e Prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse

 

Na 27ª Cúpula de Mercocidades foram aprovadas algumas linhas de trabalho para 2023, como: Cidade de Cuidados, que promove políticas públicas locais para o desenvolvimento da população mais vulnerável gerando uma cidadania mais igualitária; Cidade Inovadora, aproveita os avanços tecnológicos para definir ações que solucionem problemas cotidianos e de habitação; Cidade Ambientalmente Sustentável, incorpora atividades vinculadas a saneamento e planejamento urbano para criar uma resiliência loca e consequentemente a participação dos atores do território.

Este ano, São Paulo irá assumir novamente a presidência da rede e sediará a 28ª Cúpula de Mercocidades. A cidade já presidiu Mercocidades nos anos de 2015 e 2016.