Secretária de Relações Internacionais visita Polo de Ecoturismo em Parelheiros

Local compreende a maior e mais importante reserva verde do município a ser resguardada e protegida como patrimônio ecológico

Nesta última quarta-feira (15), a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, acompanhada do secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutrição e Abastecimento, Carlos Eduardo Fernandes, e do Subprefeito Regional, Marco Furchi, visitou o Polo de Ecoturismo em Parelheiros – zona sul. O objetivo foi apresentar as últimas iniciativas a favor do desenvolvimento sustentável realizadas na região, por meio do turismo e da educação.

A primeira agenda aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constelação do Índio. A diretora Daniela Sgoti e a professora Selma Pereira, ao lado do assessor técnico Ivanilton Pereiro (Dodô), apresentaram várias instalações, como, o biodigestor anaeróbio - equipamento que realiza o tratamento do esgoto sanitário e de resíduos orgânicos para transformar em energia limpa e renovável.

Além disso, foi inaugurada a nova sala de leitura em homenagem ao cartunista Maurício de Souza, onde os alunos poderão desenvolver atividades curriculares e extracurriculares.

A segunda parada foi na TEIA Parelheiros, onde a secretária Marta Suplicy discursou. “Estamos fazendo o chamado turismo verde crescer. Isso movimenta o comércio, as pousadas, e os restaurantes. Significa geração de emprego e renda nesta linda região. É progresso! Com o apoio da gestão Ricardo Nunes, Parelheiros está expandindo a economia circular gerada pelo artesanato e pela gastronomia típica de Parelheiros. Na Secretaria de Relações Internacionais estamos conversando com consulados e embaixadas para trazermos mais projetos de desenvolvimento econômico, social e ambiental para essa região”.

O presidente do CONGETUR– Agência de Viagens Corporativas, Roberto Carlos, relembrou a ida da secretária Marta ao território em 2001, quando era prefeita da cidade de São Paulo, e vislumbrava políticas públicas de preservação ambiental através do turismo e toda sua cadeia produtiva, incentivando o desenvolvimento sustentável na região, e que, hoje, tem se concretizado.

O TEIA está localizado dentro da Escola de Agroecologia de Parelheiro, espaço que visa difundir as práticas de agricultura mais sustentável, além de integração socioambiental para a população em geral. As atividades oferecidas são oficinas, cursos, trilhas e palestras voltadas para os agricultores e moradores em geral, trazendo temas relevantes para este público, bem como atividades de sensibilização com o tema socioambiental para a população.

Além dessas atividades, a Escola possui as Vitrines Demonstrativas de Técnicas sustentáveis para diversos fins com o mínimo impacto ambiental, como aproveitamento de água de chuva, irrigação sem gasto de energia, armazenamento e tratamento de água de pias e chuveiros ecológicos, compostagem em pequenos espaços, e aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos.

A última parada foi no Hostel 3º Lago, localizado à beira da Represa Guarapiranga, e que conta com toda uma infraestrutura sustentável. Há captação de água chuva para molhar plantas, separação de lixo e óleo e compostagem orgânica. Na construção do espaço, foi usado aproximadamente 80% de material reutilizado.

O hostel faz parte de uma iniciativa chamada “Limpeza Na Represa” que realiza ações de limpeza do lixo que fica acumulado no rio, além do plantio de árvores para melhorar o ambiente e conscientizar a população sobre a preservação do meio-ambiente. O projeto tem como objetivo educar ambientalmente a população e fazê-la entender os riscos do descuido com a Represa Guarapiranga e seus adjacentes, que constantemente sofrem com a imprudência da população.

O Polo de Ecoturismo terá presença garantida na II Virada ODS, grande evento que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho com o intuito de popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que contará com uma programação no centro de São Paulo com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional, entre outras.

 

Parelheiros

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) promove o turismo, a agricultura e o empreendedorismo local por meio de parcerias internacionais, que possam alavancar o desenvolvimento sustentável, a preservação da mata nativa e fortalecimento do Ecoturismo como uma nova opção de destino dentro da cidade de São Paulo.

A visita da secretária de RI a região acontece periodicamente, com o intuito de promover o turismo, a agricultura e o empreendedorismo local. A SMRI tem se empenhado em atrair cooperações internacionais para o desenvolvimento de Parelheiros, com foco na sustentabilidade e preservando a Mata Atlântica, gerando economia circular e fortalecendo o Ecoturismo como uma nova opção dentro da capital.

A região ocupa cerca de 28% da cidade de São Paulo. É subdividida em três distritos, sendo Parelheiros e Marsilac parte da Subprefeitura de Parelheiros, e um trecho do distrito de Grajaú, parte da Subprefeitura de Capela do Socorro, com destaque para o bairro da Ilha do Bororé. Há um forte movimento de políticas públicas a favor do desenvolvimento sustentável da região por meio do turismo.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo tem peculiaridades que, implementadas as políticas públicas contidas no Plano de Estruturação do Polo de Ecoturismo do Extremo Sul da Cidade de São Paulo de forma correta, contribuirão para a criação de um destino que, mesmo fazendo parte da capital paulista – principal receptor e emissor de turistas do país – ainda é pouco desconhecido.

 

Para saber mais, acesse: www.polodeecoturismosp.com

 

Siga as redes sociais do Polo de Ecoturismo de São Paulo:

Instagram @polodeecoturismosp

Youtube @polodeecoturismosp

TikTok @polodeecoturismosp

Facebook @polodeecoturismosp