São Paulo participa do Retiro Anual da Cidades e Governos Locais Unidos, em Barcelona

Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) expôs iniciativas e boas práticas da cidade durante o evento, como a Virada ODS

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, ocorreu o Retiro Anual da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) - United Cities and Local Goverments (UCLG), em inglês - que reuniu representantes políticos das cidades participantes da rede, em representação ao município de São Paulo, o assessor de assuntos Internacionais Multilaterais, Igor Rezende, esteve presente no evento em Barcelona. Há cinco anos o encontro permite a oportunidade de fortalecer conexões entre as diferentes partes do ecossistema CGLU, e nesta edição o foco foi “Construindo Pontes: da visão à ação coletiva”.

No mesmo período, a reunião anual do Conselho de Administração de Metropolis aconteceu, e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) esteve presente por meio do assessor Igor. Representantes destas e de outras organizações internacionais participaram das ocasiões, assim como contatos bilaterais de outras cidades do mundo, o que proporciona o debate de temas prioritários para São Paulo.

“Esta oportunidade de missão internacional, garantiu espaço para que a cidade promovesse e divulgasse, suas iniciativas e boas práticas, como a Virada ODS e a política “São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural”. Assim, a missão se traduziu em oportunidade de promoção internacional de grande importância”, conclui Igor Vilela.

Ter a cidade presente nesses eventos possibilita encontros de caráter multilaterais e bilaterais, além de combinar com o Programa de Metas 2021-2024 do município, especificamente com a meta 70, que enuncia: “Realizar 150 ações de projeção internacional que posicionem São Paulo como cidade global e sustentável e que possibilitem acordos de cooperação internacional”.