Representantes do Ministério Desenvolvimento Humano e Habitação de Buenos Aires conhecem projetos de desenvolvimento econômico

Visitas são feitas a programas da cidade de São Paulo para setores vulneráveis de diferentes Secretarias Municipais

Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, a ministra de Desenvolvimento Humano e Habitação da cidade de Buenos Aires, María Migliore, e a diretora geral de Economia Popular e Social do Ministério de Desenvolvimento Humano e Habitação, Magdalena Villegas, estiveram em São Paulo e visitaram o Centro Educacional Unificado (CEU) de Heliópolis. A assessora de assuntos internacionais bilaterais, Stella Bonifácio, representou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e mediou o encontro.

As representantes de Buenos Aires se interessaram em conhecer iniciativas da cidade de São Paulo voltadas para a urbanização de áreas periféricas e programas de desenvolvimento econômico, considerando a sustentabilidade social, econômica e ambiental. O secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Duque Gadelho, se reuniu com a delegação argentina para discutir e explicar sobre os projetos de infraestrutura urbana da Secretaria municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

No primeiro dia, a ministra María Migliore e a diretora geral Magdalena Villegas compareceram ao CEU e a Teia de Heliópolis, projeto que incentiva o desenvolvimento de negócios e a criação de redes empreendedores locais, e participaram de um workshop, com o tema “Modelagem a partir de peças prontas” do Programa Moda & Costura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

No segundo dia de agenda, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., recepcionou as representantes do Ministério argentino no Restaurante-Escola, projeto social gerenciado pela Fundação Jovem Profissional juntamente da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). No programa é ministrado um curso de capacitação profissional, em que se aprende a servir as mesas, preparar pratos e bebidas, além de receber noções de cidadania, técnicas de higiene.

A Vila Reencontro, projeto que se trata de um serviço que fornece moradia temporária para pessoas em situação de rua, também foi visitada. O programa auxilia a reconstrução da autonomia do indivíduo para melhorar o cenário em que se encontra. Por fim, apresentou-se o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), iniciativa que investe em jovens e adultos, a partir dos 15 anos, assegurando a capacitação em diferentes habilidades com o intuito de ampliar o repertório cultural e participação na vida pública, para que eles conquistem sua autonomia.