Prefeitura de São Paulo participa de sessão solene pelos 60 anos da primeira imigração sul-coreana no Brasil

Secretaria Municipal de Relações Internacionais participa de solenidade em homenagem à comunidade sul-coreana em São Paulo

O ano de 2023 marca o aniversário de 60 anos da primeira imigração sul-coreana no Brasil. Em 1963, cerca de 107 coreanos desembarcaram no porto de Santos, na condição de colonos agrícolas, em busca de trabalho nas cidades brasileiras. Pequenos grupos de prisioneiros da Guerra da Coreia (1950-1953) já haviam chegado ao Brasil poucos anos antes, mas a data oficial da primeira leva migratória é o dia 23 de fevereiro de 1963. Desde então, o fluxo de cidadãos coreanos para o Brasil cresceu até 1974, quando esse movimento migratório cessou.

Para celebrar a data, foi realizada uma sessão solene no dia 13 de fevereiro. No evento, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) foi representada pelo chefe de gabinete, Rodrigo Massi, e pela assessora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Stella Bonifácio. Eles foram recebidos pelo cônsul-geral da República da Coreia, Insang Hwang.

A autoridade coreana tem procurado implementar o projeto “Korea Town”, que se trata da revitalização do bairro do Bom Retiro, na zona central da capital paulista, com o intuito de acentuar a identidade visual sul-coreana na região. Luminárias típicas do país, esculturas de símbolos coreanos e a mudança do nome da estação de metrô Tiradentes são algumas das ideias em debate. A estação passaria a se chamar Tiradentes-Coreia do Sul. A SMRI é responsável pela intermediação entre a cidade de São Paulo e o Consulado da Coreia, para a estruturação das ações.

Em 1997, São Paulo e Seul, a capital coreana, tornaram-se cidades irmãs. Ambas possuem uma relação bilateral que envolve as agendas ambiental e de sustentabilidade. Esse acordo foi assinado em 2009 e tem vigência indeterminada. Atualmente, 90% da comunidade sul-coreana que vive no Brasil, reside na capital paulista. Bares, restaurantes e cafés típicos da Coreia já estão incorporados à paisagem e à cultura da nossa cidade.