Canil da GCM recebe doação de biodigestor capaz de produzir sete horas diárias de gás de cozinha

Equipamento realiza o tratamento do esgoto sanitário, dos resíduos orgânicos e, até mesmo, de esterco animal para transformar em energia limpa e renovável

 Nesta quinta-feira (26), o Canil da GCM recebe a doação do Consulado-Geral de Israel em São Paulo de um biodigestor anaeróbio para a transformação de 10 kg de resíduos orgânicos/dia em até 2.500L de biogás. A cerimônia de entrega conta com a presença da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e da secretaria municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina.

O biodigestor anaeróbio é um equipamento construído com o propósito de transformar matéria orgânica em fonte de energia ou de fertilização do solo. Tudo que viraria lixo em uma casa, uma grande área de plantação ou de criação de animais, pode ser transformada em biogás e biofertilizante. Essa inovação, presente em mais de 100 países, evita que se lotem aterros sanitários ou que resíduos sejam descartados em rios, córregos ou em outros locais, podendo promover contaminações.

Foram doados dois equipamentos no total, por meio de parceria internacional com o Consulado-Geral de Israel em São Paulo. Além da unidade instalada no canil da Guarda Civil Metropolitana, o outro biodigestor doado foi instalado no CEU Parelheiros, em julho de 2022.

O biodigestor instalado no Canil da GCM dá a devida destinação aos resíduos / esterco de 27 animais que vivem na unidade atualmente, além do lixo orgânico produzido no local.

Cada equipamento doado reduz em 8 toneladas a emissão de carbono ao ano, o que contribui sensivelmente para a sustentabilidade. O equipamento pode produzir entre 5-7 horas de biogás por dia que pode ser utilizado por meio de um fogareiro de duas bocas disponibilizado para os 56 servidores públicos lotados no Canil da GCM.