Exposição fotográfica aborda diversidade cultural e social da França

Iniciativa tem o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Relações Internacionais

Integrando o calendário oficial das comemorações do Ano da França no Brasil, entra em cartaz na Galeria Olido, a partir do dia 18 de setembro, a exposição Quem somos nós? Populações e diversidade em Île-de-France, concebida na França e apresentada agora pela primeira vez no Brasil. Com 150 fotos em preto e branco dispostas em molduras, mais de 200 painéis coloridos de diversos tamanhos e uma projeção do making-off da construção e produção do projeto, dirigido por Pershang Shafigh, a mostra coletiva pretende criar um painel com apelo cultural e social de regiões periféricas da França.

Em 2005, quando foi comemorado o Ano do Brasil na França, entrou em cartaz naquele país a exposição Povos de São Paulo, que trazia flagrantes da cidade e seus habitantes. A coletiva, que chega agora à capital paulista, sob a coordenação das fotógrafas francesas Brigitte Eymann e Sophie Loubaton, é uma forma de complementar o olhar sobre a diversidade cultural e populacional dos dois países. A curadoria é assinada por Mohammed Ouaddane (sócio-antropólogo) e Claudie Le Bissonnais (diretora da Ação Regional para a Criação Artística e a Difusão na Île-de-France).

As coordenadoras visitaram quatro cidades: La Courneuve, Colombes, Paris (Belleville) e Vitry sur Seine que, em comum, possuem características de subúrbios, regiões distantes dos grandes centros urbanos, e convidaram jovens franceses a fazer registro da diversidade social e cultural de suas cidades. Nos workshops organizados com jovens destes locais, todos foram convidados a responder a pergunta que integra o nome desta mostra. E a resposta veio em forma de fotografia, a partir dos “colhedores de imagens”, como Brigitte batizou os jovens franceses que aceitaram o desafio.

A região de Île-de-France propôs à Ação Regional para a Criação Artística e a Difusão na Île-de-France (ARCADI) e à associação Trajectoires a realização deste projeto que chega a São Paulo com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Relações Internacionais.

Data: Sexta-feira, dia 18 de setembro de 200´9
Horário: 19 horas
Local: Galeria Olido – 1º Andar. Centro. Avenida São João, 473 – Centro.

Visitação: De terça-feira a domingo, das 12 horas às 20h30. Até 23 de outubro. Entrada franca.