Projeto de São Paulo é finalista do Prêmio “Cidades Educadoras” na Coreia do Sul

O programa em prol da independência financeira de mulheres vítimas de violência de gênero fica entre finalistas da premiação

Em outubro de 2022, um dos projetos da cidade de São Paulo ficou entre os dez finalistas do Prêmio das Cidades Educadoras, durante o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras em Andong, Coreia do Sul. Visando alcançar a autonomia das mulheres paulistanas vítimas de violência de gênero, o programa auxilia na conquista de um emprego que assegure sua independência financeira. A iniciativa “Tem Saída” é administrada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), mas trabalha com outros atores de relevância da cidade, como a Rede Municipal de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica.

A violência contra a mulher impede o pleno desenvolvimento social. Historicamente, as mulheres apresentam taxas de desemprego superiores a homens, além de uma porcentagem menor em empregos formais, e, em média, o salário recebido por elas equivale a 77,5% do que homens recebem no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010). A dependência econômica de mulheres que sofrem violência de gênero aumenta sua vulnerabilidade perante ao seu agressor, de acordo com o "Dossier sobre Violência Doméstica e Familiar" do Instituto Patrícia Galvão.

“Criamos o Tem Saída com a proposta de oferecer um recomeço digno para milhares de mulheres em situação de violência, promovendo a independência financeira. O programa, além de possibilitar uma oportunidade de emprego, também busca resgatar a autoestima e saúde mental da mulher. Para nós, é motivo de muito orgulho ver que uma política pública tão importante como o Tem Saída está sendo prestigiada e classificada como um case de sucesso mundial”, comenta a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O tema central da premiação foi "Boas práticas de promoção dos cuidados na Cidade", e a candidatura do Tem Saída deu-se na temática: Políticas municipais inovadoras que apostem nos cuidados como um eixo de transformação socioeconômica pela perspectiva da economia feminista. O projeto finalista recebeu reconhecimento durante o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras, organizado pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

"Mais uma vez, por meio do Programa Tem Saída, a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) reconhece o comprometimento da cidade de São Paulo com a Carta das Cidades Educadoras, documento que guia os membros desta rede e os convida a fazer a educação transbordar a sala de aula e se organizar ao longo da vida, de forma transversal nas políticas públicas, com garantia da diversidade, tolerância, democracia e cultura de paz”, afirma a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

O acesso ao Tem Saída acontece por meio de um órgão de justiça ou serviço da rede de proteção social de uma mulher em situação de violência doméstica. Assim que identificado o problema, sugere o encaminhamento para o projeto com o objetivo de inserir a mulher no mercado de trabalho, para sua integração na sociedade e conquista de seu empoderamento econômico. O programa oferece capacitação profissional e emprego na rede de empresas conveniadas, contribuindo para a quebra do ciclo de violência contra a mulher.

Para ler mais das publicações já feitas pela AICE a respeito da cidade educadora de São Paulo, clique aqui.