Palestra sobre cooperação internacional é ministrada por representantes da SMRI para servidores da prefeitura

“Cidades ao mundo: as Relações Internacionais Subnacionais” foi o tema discutido pelo Chefe de Gabinete e Coordenador Geral das Relações Internacionais de São Paulo

No último dia 20, uma aula sobre o irmanamento entre cidades e a gestão pública desenvolvida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) foi ministrada pelo Chefe de Gabinete, Rodrigo Massi e o Coordenador Geral da pasta, Hugo Salomão. O ciclo “Experiências de Gestão Municipal” realizado pela Secretaria Municipal de Gestão e pela EMASP - Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – contou com a presença dos alunos servidores da Prefeitura, que conheceram o trabalho da SMRI e a História das relações internacionais, desde o início das parcerias entre as nações.

A aula faz parte do Programa de Residência em Gestão Pública de São Paulo, que tem como finalidade transmitir conhecimento sobre o funcionamento das políticas e dos desafios da Prefeitura de São Paulo. Foi explicado como funciona o relacionamento internacional dos governos nacionais e subnacionais, além de explicitar a importância da pasta para as parcerias da cidade de São Paulo com o mundo.

Foi apresentado o marco político da Paz de Westfália, de 1648, que foi o primeiro grande fórum internacional do mundo moderno. No evento histórico, a paz entre as cidades alemãs de Mu?nster e Osnabru?ck foi assinada, pondo fim a Guerra de Trinta Anos (1618 – 1648). Além disso, na data fundou-se o primeiro Sistema Internacional e as bases do Direito Internacional.

“É muito importante entender como as relações internacionais transitam em todos os assuntos e como são importantes para tudo o que temos acesso no mundo”, comentou Rodrigo Massi.

Para contextualizar o que é feito dentro da SMRI, foram citadas grandes ações mundiais, como as Agendas Globais de Desenvolvimento criada pela ONU, com a qual a pasta atua firmemente. Um dos destaques é a Virada ODS, evento que propõe a conscientização e o engajamento dos cidadãos junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Foram apresentadas também, todas as Redes Internacionais de Cidades das quais São Paulo participa atualmente, como: Rede Uberlac; Rede de Mercocidades e Rede Metropolis.

“A aula foi muito importante para que entendam como as relações, tratados e ligações são construídos mundialmente. Para o servidor, é necessário saber como o poder público trabalha nessa questão”, afirmou Hugo Salomão.

A pasta criada em 2001, atua há vinte e dois anos na cidade de São Paulo, em cooperação com outros governos subnacionais dos 193 países reconhecidos no mundo. Por fim, foram expostos alguns dos eventos internacionais que a cidade sediará este ano, como a Cúpula de prefeitos de UCCI; a segunda edição de Virada ODS e a III Expo Internacional de Consciência Negra.