São Paulo participa de Conferência de Investimentos e Negócios de Guangdong, China

Secretária-Adjunta de RI participou do evento que apresentou possibilidades de investimento em comércios da província chinesa

Na última quinta-feira (12), aconteceu a Conferência de Promoção de Ambiente de Investimentos e Negócios de Guangdong no Brasil, a qual a Secretária-Adjunta de Relações Internacionais, Ana Cristina Wanzeler, o Chefe de Gabinete, Rodrigo Massi, e o Assessor de Assuntos Internacionais Bilaterais, André Leite Araujo, participaram em representação a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). O evento foi organizado pela Associação Geral dos Cantoneses do Brasil e Câmara de Comércio Cantão no Brasil, que pautou a possibilidade de parcerias de negócios e investimentos entre Brasil e Guangdong.

A relação bilateral entre as nações, existente desde 1974, e intensificou-se a partir dos anos 2000. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, além de ser uma figura de investimento externo do país nos setores de eletricidade e de extração de petróleo, bem como de transportes, telecomunicações, serviços financeiros e indústria. Ambos dialogam também em grupos como BRICS, G20, OMC e BASIC (articulação entre Brasil, África do Sul, Índia e China na área do meio ambiente). 

A cidade de Shenzhen e São Paulo possuem um acordo bilateral vigente desde 2007, além da participação em redes multilaterais de cidades tanto com Shenzhen quanto com Guangzhou. Guangdong é uma província adjacente a Hong Kong e Macau, sendo um centro de comércio internacional com grande potencial de investimento. Durante a Conferência foi apresentado possibilidades para desenvolvimento de cooperação entre São Paulo e a região, oferecendo oportunidades de negócios para que empresas brasileiras invistam em Guangdong.