Cidade de São Paulo comemora 60 anos da imigração sul-coreana

O tema foi um dos principais tópicos tratados na visita de cortesia do Enviado Especial da República da Coreia para a posse do Presidente Lula

Na última quarta-feira (4), o prefeito Ricardo Nunes recebeu em seu gabinete o Enviado Especial do presidente da Coreia do Sul, Sr. Chung Jinsuk, o Parlamentar da Assembleia Nacional, Sr. Seo Il Jun e o Cônsul-Geral da República da Coreia em São Paulo, Sr. Insang Hwang. Durante o encontro foi ressaltado o aniversário de sessenta anos desde a primeira migração de coreanos para o Brasil. Em representação a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) para mediar possíveis parcerias estiveram presentes: a secretária-adjunta, Ana Cristina Wanzeler, o chefe de gabinete, Rodrigo Massi, o coordenador de Relações Internacionais, Hugo Salomão França, e a assessora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Stella Bonifácio.

Na ocasião, as autoridades debateram acerca da expressiva comunidade de origem sul-coreana na cidade de São Paulo, cerca de 60 mil pessoas, e sobre os laços de cooperação e amizade entre São Paulo e a Coreia do Sul. Além do interesse em estreitar as relações entre ambos.

A delegação da Coreia do Sul apresentou suas propostas de mudanças para o bairro Bom Retiro, voltadas para intensificar a identidade visual sul-coreana no local, tendo em vista que é uma região multicultural e possui forte presença da cultura coreana (Kpop, Kfood, Kculture, Kdrama).

Cidade de São Paulo comemora 60 anos da imigração sul-coreana

“Este ano estamos comemorando nossos sessenta anos de imigração coreana aqui no Brasil. Gostaria de prestigiar essa homenagem junto com a cidade de São Paulo e com nossa grande comunidade coreana presente aqui, na maior cidade brasileira, e espero que a amizade entre Coreia e Brasil se aprofunde e fortaleça”, ressaltou o representante do presidente da Coreia do Sul, Sr. Chung Jinsuk.

Desde 1997, São Paulo e Seul, capital da Coreia, são consideradas cidades irmãs, tendo um acordo bilateral entre as capitais que envolve a agenda ambiental e sustentabilidade. Através do encontro foi possível apontar novas áreas de aproximação, como: segurança, economia criativa e eletromobilidade. Também estiveram presentes a Vereadora Sandra Tadeu e o Subprefeito da Sé, Marcelo Salles.