Cidade de São Paulo vai a Bruxelas, Bélgica, para participar do evento anual de Cooperação Internacional em Desenvolvimento Urbano Sustentável

O objetivo é promover uma oportunidade estruturada de compartilhamento de conhecimento e boas práticas relacionadas ao tema

Em novembro de 2022, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) participou do evento anual de Cooperação Internacional em Desenvolvimento Sustentável promovido pelo programa International Urban and Regional Cooperation (IURC), financiado pela União Europeia que promoveu os principais objetivos e metas do programa. Em representação à secretaria, esteve presente o assessor de assuntos internacionais bilaterais, Pedro Sanches.

Algumas duplas de cidades foram selecionadas pela organização do evento para apresentar com maior profundidade o trabalho que tem sido desenvolvido. Foi possível apresentar a parceria desenvolvida com as cidades de São Paulo e Milão, os objetivos, desafios e resultados. Os resultados da missão foram positivos para a intensificação das relações bilaterais entre ambas as cidades, sendo que o evento anual de IURC, um grande encontro de cidades e regiões do mundo que cooperam em desenvolvimento sustentável foi, por si só, uma oportunidade de prospecção e fortalecimento de vínculos e parcerias internacionais.

O contato com conteúdos relevantes para o desenvolvimento urbano sustentável ocorreu por meio de projetos e políticas públicas que estão sendo planejadas e aplicadas na cidade, que se torna possível a atualização do repertório sobre as melhores práticas urbanas mundiais. A participação no evento trouxe, além de novidades para a administração, o fortalecimento das redes de contato e apresentação de projetos de sucesso de São Paulo em regeneração urbana.

A missão teve como resultado a atração de parceiros de diversas cidades globais que se interessaram pela cooperação desenvolvida entre São Paulo e Milão. Foram realizadas mais de 10 apresentações durante todo o evento, apresentando algumas das principais características da metrópole e seus projetos relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável, o que mostra que práticas como esta são eficazes para demonstrar o potencial cultural, tecnológico e econômico da capital para que seja possível atrair parceiros para futuras cooperações.

Com foco em melhorar a qualidade de vida e proporcionar maior aproveitamento do tecido urbano para todos os munícipes, a participação no evento anual de IURC foi fundamental para entender e vir a ter conhecimento de políticas públicas inovadoras, via cooperações bilaterais e regionais.

Como continuação da missão, São Paulo e Milão seguirão desenvolvendo sua cooperação e avançarão para novas etapas do programa International Urban and Regional Cooperation, com a organização de seminários, workshops, a definição de um plano piloto de ação concreta e elaboração de um documento sobre a parceria.

“A missão foi muito importante principalmente por ter a oportunidade de apresentar a cooperação ativa entre as cidades de São Paulo e Milão e o irmanamento que completou 60 anos em 2022, demonstrando a atualidade desse acordo. No evento, tínhamos mais de 130 cidades participando e todas ficaram surpresas com o viés do acordo da cidade de São Paulo, tendo em vista que geralmente são apenas simbólicos, e nós conseguimos extrapolar isso e trazer ações concretas”, afirmou Pedro.