São Paulo participa de visita técnica a boas práticas de migração em atividade da URBELAC, em Barranquilla

Encontro possibilita conhecer as políticas do município, além de estreitar o relacionamento com as demais cidades presentes

No período de 4 a 8 de dezembro, a coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Camila Assis, e a assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Talita Vieira, estiveram presentes, em representação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), na 5ª edição da Rede Urbelac, em Barranquilla (Colômbia). Representantes dos governos de Estocolmo (Suécia), Bolonha (Itália), Fuenlabrada (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Guayaquil (Equador), Cuenca (Equador), Milão (Itália), Atenas (Grécia) e Providencia (Chile), também compareceram as visitas técnicas a boas práticas, e serviços da cidade anfitriã.

A promoção do encontro ficou sob a responsabilidade da Comissão Europeia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estimulou a troca entre cidades latino-americanas e europeias. A Rede Urbelac foi criada pelos mesmos, a fim de ajudar governos nacionais, regionais e locais a harmonizar o desenvolvimento social, a produtividade urbana e a proteção ambiental. Durante a missão, Barranquilla teve a oportunidade de apresentar soluções na temática de integração social da população imigrante e refugiada.

São Paulo teve identificação entre as boas práticas apresentadas com algumas iniciativas da cidade, abrindo a possibilidade de parceria visando o fortalecimento dos projetos em comum. Por meio de discussões entre os representantes de todas as cidades participantes, abriu-se a oportunidade de aproximação em assuntos multilaterais com a rede de cidades, e em assuntos bilaterais consolidando a relação de cooperação para além do âmbito da URBELAC.

“A missão foi importante para conhecer algumas iniciativas especialmente voltadas para a integração socioeconômica dessa população e os processos associados à relação da Administração Municipal da cidade com muitos cooperantes, gerando várias iniciativas apoiadas ou financiadas por esses entes internacionais. Além disso, a presença de São Paulo garantiu a interação com representantes de alto-nível do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Comissão Europeia e das demais cidades participantes da rede URBELAC, com fins de adensamento das relações e consolidação de projetos de cooperação”, explica Camila Assis.