Plano Estratégico de Ação 2024-2027 é discutido entre metrópoles

Encontro da rede Metropolis, em Barcelona, repensa o antigo plano com base em novos desafios das cidades

Durante o período de 20 a 23 de novembro, em representação à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), o Coordenador de Assuntos Internacionais Multilaterais, Hugo Salomão, participou do processo de revisão do Plano de Ação Estratégica da Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis), em Barcelona. Durante o encontro, a atualização do Planejamento Estratégico 2021-2023 foi discutida, pensando nos novos desafios das metrópoles do mundo. Técnicos de relações internacionais das cidades selecionadas compartilharam ideias para o Plano de Ação Estratégica 2024-2027.

As cidades de Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Córdoba (Argentina), Joanesburgo (África do Sul), Shiraz (Irã), São Paulo, a cidade-presidente de Bogotá (Colômbia) e o Secretariado-Geral de Metropolis, compõem o grupo da força-tarefa do Metropolis, seção para metrópoles da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Na reunião debateu-se as principais ações seguintes, como: soluções baseadas na natureza para mitigação e adaptação às mudanças climáticas; segurança alimentar; democratização e digitalização do governo; políticas para equidade de gênero e racial; criação de oportunidades econômicas para todos; mobilidade urbana sustentável e rede de cuidados à população.

O plano recém proposto está em processo de elaboração e será submetido ao Conselho de Administração e aos associados para que haja contribuições e complementações, e após alterações sugeridas, será submetido à aprovação final da Assembleia Geral de Metropolis, que acontecerá em Bruxelas, em junho de 2023.

“Posicionar os interesses da cidade de São Paulo, enquanto maior metrópole do hemisfério sul e as perspectivas do sul global, nesta que é uma das principais redes de cidades do mundo, é de extrema importância no contexto de um planejamento estratégico rumo a soluções sustentáveis dos inúmeros desafios em comum entre as cidades.”, afirmou o Coordenador de Assuntos Internacionais Multilaterais, Hugo Salomão.