Cidade de São Paulo participa da 21ª Conferência do OIDP, em Grenoble, na França

O tema de 2022 foi "Passemos à ação! Para uma renovação democrática diante da crise ecológica, sanitária e social"

Dos dias 7 a 10 de dezembro, a Secretaria Municipal de Relações internacionais (SMRI) esteve em missão na 21ª Conferência do OIDP (Observatório Internacional da Democracia Participativa), em Grenoble, França. A Secretária-adjunta, Ana Cristina Wanzeler, e a Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Ivony Lessa, representaram a SMRI na ocasião.

O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é uma rede de intercâmbio de mais de mil cidades ao redor do mundo associadas a organizações da sociedade civil e centros de pesquisa que desejam desenvolver, implementar e disseminar experiências sobre democracia participativa em nível local, a fim de aprofundar a democracia no governo das cidades.

O OIDP realiza anualmente uma conferência internacional para discutir e refletir sobre o estado da democracia participativa no mundo. A Conferência do OIDP é uma reunião de especialistas no domínio da participação e dirigentes políticos que defendem uma democracia local mais participativa. É também a ocasião de promover a cooperação entre as cidades e as organizações internacionais no domínio das inovações democráticas, a qual atualmente é presidida pela cidade de Grenoble, na França.

Durante a missão, aconteceu o 16° Prêmio "Boas práticas na participação cidadã", que desde 2006 é atribuído a cada ano pelo OIDP para reconhecer as políticas de inovação democráticas implementadas pelos governos locais e regionais. O vencedor foi o projeto "Teatro legislativo como prevenção à situação de rua", de Manchester, Reino Unido.

Além da sessão plenária da Assembleia Geral para adotar as decisões, além de representar o fórum para debates políticos na Conferência, além de anunciar os eixos de trabalho da rede para 2023 e apresenta as primeiras linhas da 22ª conferência que ocorrerá no Rio de Janeiro.

“A missão é de suma importância para que possamos entender ainda mais sobre a colaboração e trabalho das cidades e governos locais que contribuem para o desenvolvimento da produção de novos conhecimentos a serviço dos governos locais no campo da democracia participativa”, afirmou a Secretária-adjunta, Ana Cristina Wanzeler.