Prefeitura de SP recebe missão da JPI Urban Europe

Encontro propiciou apresentar aos visitantes projetos da administração municipal no enfrentamento à crise climática e de planejamento urbano

 A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) recebeu visita da delegação da JPI Urban Europe, acompanhada de representantes do ICLEI América do Sul nesta sexta-feira (2), momento de troca de experiências sobre transformações urbanas; pensar a respeito de colaborações e de conexões entre as perspectivas e ações da Europa e do Brasil quanto ao tema da sustentabilidade nas cidades.

Foram apresentados aos visitantes projetos de desenvolvimento sustentável na cidade de São Paulo, dentre eles: Ligue os Pontos; Pátios de compostagem; Biodigestores; Packing House e iniciativas da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

A secretária-adjunta de Relações Internacionais, Ana Wanzeler, deu as boas-vindas em nome da Prefeitura e da Pasta e de suas respectivas autoridades, prefeito Ricardo Nunes e secretária Marta Suplicy, e agradeceu a parceria do ICLEI na organização deste encontro.

Wanzeler destacou em sua fala aos presentes que, no mundo, 58% da população vive em espaços urbanos; no Brasil, 85%. São Paulo, maior metrópole da América Latina, abriga 12 milhões de habitantes. “Isso faz com que os desafios de urbanização que enfrentamos sejam inúmeros, mas eles, também, nos proporcionam grandes possibilidades e oportunidades”, assinalou.

Na mesa de abertura, por parte da Prefeitura, também estava o secretário-adjunto de Urbanismo e Licenciamento, José Armênio, que discorreu sobre os desafios da administração municipal na gestão do espaço urbano.

Ainda na representação da cidade de São Paulo no encontro, ao longo da programação, houve a participação do secretário Executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Abastecimento e Agricultura, Carlos Fernandes.

Margit Noll representou a JPI Urban Europe, cuja missão é conectar autoridades públicas, sociedade civil, cientistas, inovadores, negócios e indústria para fornecer um ambiente eficaz para pesquisa e inovação para contribuir com os processos de transformação urbana. O foco institucional da JPI é compreender que: “cidades e áreas urbanas precisam ser transformadas em lugares regenerativos, robustos e habitáveis para responder à crise climática e melhorar a habitabilidade urbana para todos”. Representando o ICLEI, Rodrigo Corradi, secretário Executivo do ICLEI América do Sul, compôs a mesa inicial, destacando o amplo potencial de cooperação entre a rede e a Prefeitura de São Paulo.