A cidade de São Paulo participa do 27º Cúpula de Mercocidades, em Montevidéu

"Cidades amigas, cidades mais verdes" é o tema do encontro da rede de governos locais sul-americanos, de 29 de novembro a 1 de dezembro

Nesta quarta-feira (30), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, juntamente com a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, viaja a Montevidéu para participar da 27ª Cúpula das Mercocidades que reúne delegações de mais de 50 governos locais da América Latina, representantes de organizações internacionais, entidades acadêmicas e organizações sociais. O encontro, que acontece até a quinta-feira (1º), debaterá iniciativas relacionadas ao tema “Cidades amigas, cidades mais verdes”.

“O tema desse ano tem tudo a ver com a cidade de São Paulo que acolhe todas as cores, credos e nacionalidades. Uma mistura indispensável para a construção de um ambiente com equidade e qualidade de vida. Fazer parte da Cúpula de Mercocidades é uma oportunidade para promover a cooperação internacional e nos posicionar, ainda mais, como capital global da diversidade e do desenvolvimento sustentável”, exalta o prefeito, Ricardo Nunes.
A secretária Marta Suplicy avalia que "a internacionalização e o destaque da cidade de São Paulo, juntamente com vários fóruns e redes de cidades no mundo, está ganhando mais relevância e dando grandes passos rumo à 27ª Cúpula Mercociudades, olhando novamente para a cooperação estratégica para nosso ambiente regional".

Nesta 27ª Cúpula, a prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse, assumirá a presidência de Mercocidades para 2023. A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, destacou que a Pasta vai pleitear que São Paulo assuma a copresidência. Também, que seja sede da 28ª Cúpula de Mercocidades em 2023, com o prefeito Ricardo Nunes passando a exercer a presidência para o período 2023-2024.

Entre os participantes confirmados estão Verónica Magario, Vice-Governadora da Província de Buenos Aires; Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Irací Hassler Jacob, prefeita de Santiago do Chile; Mayra Mendoza, prefeita de Quilmes; e Fernando Gray, prefeito de Esteban Echeverría e atual presidente da Rede Mercocidades. Pelo Uruguai, participarão membros de municípios de nove departamentos. Estarão presentes, também, representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Mercocidades é uma rede que agrupa 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela, onde vivem mais de 120 milhões de pessoas

“Cidades mais verdes”
Nesta edição da Cúpula as discussões terão como base o lema “Cidades amigas, cidades mais verdes” com três temas principais: cidades ambientalmente sustentáveis, cidades de cuidados e cidades inovadoras. Serão realizadas reuniões em diferentes espaços de trabalho da rede Mercocidades, entre as quais se destaca a Assembleia das Cidades, que acontecerá no final do encontro, no dia 1º, e reunirá as mais altas autoridades e atores de destaque na região. Ao mesmo tempo, será lançada a Declaração de Montevidéu, documento que refletirá os principais compromissos, demandas e preocupações das cidades.