Polo de Ecoturismo de Parelheiros é destaque do Abeta Summit 2022

O XIX Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura acontece de 30 de novembro a 03 dezembro, na OCA do Ibirapuera

 A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Relações Internacionais (através da Executiva de Desenvolvimento Sustentável), participam da 19ª edição ABETA SUMMIT 2022 durante o período de 30 de novembro a 03 de dezembro, na OCA do Parque Ibirapuera. A feira tem entre os objetivos promover o crescimento do polo de ecoturismo de São Paulo, com foco em Parelheiros.

“Na gestão do Prefeito Ricardo Nunes, nossa secretaria exerce um papel de governança com zelo pelas questões do desenvolvimento social para a melhoria da vida de toda população. Buscamos o tempo todo, estabelecer parcerias internacionais e institucionais para criarmos projetos que vão impactar positivamente na melhoria da vida das pessoas que vivem nas extremidades territoriais da nossa capital, como é o caso dos Polos de Parelheiros e Cantareira”, afirma a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Ana Cristina Wanzeler.

“Para estas regiões que aqui neste evento terão suas características turísticas evidenciadas, trabalhamos para fazer jus ao título ‘São Paulo Capital Verde Iberoamericana’, conquistado com respeito mundial às políticas públicas implementadas pela prefeitura, nas questões ambientais. Questões que vão muito além de gerenciar o cotidiano da cidade, pois também dedicamos empenho para criação e aplicação de projetos inovadores para atender, desde a visualização até efetiva mudança comportamental e social das pessoas e empreendimento localizados nas regiões dos polos”, explica Carlos Fernandes, secretário executivo de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo – Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, além de ser divulgado em diversos momentos do evento, será apresentado também de maneira presencial através das vivencias e roteiros que serão oferecidos para os congressistas no sábado, dia 3. Assim, os participantes poderão conhecer e divulgar diversos pontos turísticos da região.

“Estamos certos de que as Unidades de Conservação estão prontas para receber o público com atrações de contato direto com a natureza, aliando preservação, educação ambiental e geração de renda para as comunidades do entorno, colocando São Paulo na rota do turismo sustentável”, Eduardo de Castro, Secretário do Verde e do Meio Ambiente.

ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), nascida há 18 anos sob o teto da Bienal de São Paulo, volta ao Ibirapuera, dessa vez na OCA. Traz a proposta de difundir o turismo de natureza, criando norte para um desenvolvimento racional e sustentável para o segmento.

O evento vai apresentar ao público uma São Paulo ainda desconhecida, repleta de atrações naturais, locais para práticas de Turismo de Aventura e Ecoturismo, em uma das mais importantes capitais do mundo. Possui 111 parques municipais, sendo 105 urbanos e 6 naturais, que abrigam 1.270 espécies nativas de animais e uma rica diversidade botânica, com mais de 3.700 espécies típicas de nossa flora catalogadas.

As Unidades de Conservação resguardam significativos remanescentes de Mata Atlântica e estão abertas à visitação com infraestrutura de lazer, trilhas (incluindo a Trilha Interparques, ainda em implantação, que conectará parques, represas e reservas particulares), territórios indígenas, patrimônio histórico-cultural, cachoeiras, lagos e uma beleza cênica admirável, grandes atrativos para o ecoturismo e o turismo de aventura. É um Brasil a ser desvendado.

No piso principal acontece a 2ª Exposição de Destinos (Re) Descobrindo o Brasil. Nesse espaço o visitante poderá descobrir novos destinos turísticos, conhecer cursos e serviços voltados para turismo de natureza, desfrutar de experiências virtuais e participar da Roda de Prosa, um espaço interativo para ouvir, falar, aprender e se inspirar com prosas divertidas e pessoas interessantes.

No piso inferior, acontece o 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura - O Congresso reúne empresários, profissionais do setor, políticos e gestores públicos interessados no tema Turismo. O encontro debate os desafios do setor, gera conhecimento, promove o diálogo e aproxima as pessoas que trabalham pelo desenvolvimento do Turismo Brasileiro de Natureza. O Congresso é exclusivo para profissionais e tem apenas acesso pago e para convidados da Prefeitura.

No total, serão quatro dias de evento com uma série de palestras, visitas técnicas e vivências de campo com oportunidades de negócios e promoção de novos roteiros naturais na cidade de São Paulo, para centenas de agências de turismo de todo país.

Para saber mais sobre a programação do evento, basta acessar: https://abetasummit.com.br.
No site também podem ser feitas as inscrições para participação no 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura - “Brasil, 200 anos e o futuro que queremos.”

Serviço:
ABETA Summit 2022
Data: 30/11 a 03/12 (*30/11 – apenas para convidados)
Horário: 09:00h às 19:00h (*02/12 – até 16:00h)
Entrada: Gratuita.

19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – “Brasil, 200 anos e o futuro que queremos.”
Data: 30/11 a 03/12 (*30/11 – apenas para convidados)
Horário: 09:00h às 17:00h (*02/12 – até 16:00h).