Cidade de São Paulo aprofunda parcerias educacionais no XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Evento realizado em Andong, discute o futuro da educação por meio da inovação, tradição e inclusão

 Entre os dias 25 a 28 de outubro, aconteceu o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras em Andong, Coreia do Sul. A cidade de São Paulo é membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), uma instituição sem fins lucrativos concebida como uma estrutura permanente para a cooperação entre governos locais com a promoção dos ideais da educação inclusiva. A finalidade do evento foi pôr em pauta o futuro da educação e a recuperação pós-pandêmica nas cidades educadoras, por meio da inovação, tradição e inclusão. Em representação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), esteve presente o Assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais, Luís Felipe Mendes, ponto focal de RI para a Secretaria Municipal de Educação (SME) representada por seu chefe de gabinete Omar Cassim Neto e a assistente pedagógica Thais Blasio Martins.

A programação de quatro dias de evento contou com a realização da Assembleia Geral da AICE; com a Reunião do Comitê Executivo, com a Mesa redonda de Prefeitos, bem como com oficinas temáticas, apresentações em formato de pôster, visitas técnicas a patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)e a pontos temáticos da cidade de Andong.

O encontro proporcionou oportunidades de cooperação com organizações internacionais, redes de cidades, universidades, governos nacionais e locais. Cerca de 2100 representantes de nacionalidades diferentes participaram do congresso, a troca de ideias sobre o mesmo desafio possibilitou bons exemplos de práticas inovadoras e sustentáveis em educação. A SMRI mediou parcerias e convênios entre a cidade de São Paulo e outros governos e/ou autoridades de demais países.

Como explica o representante da pasta no evento, “a missão da Secretaria Municipal de Relações Internacionais na Coreia do Sul buscou abrir diálogos e aprofundar parcerias para intercâmbio de experiências no setor educacional, o convênio para ensino de idiomas e a criação de programas de cidades inteligentes, para otimizar as políticas públicas já existentes”.

“Além disso, a SMRI participou como delegada técnica da Assembleia Geral das Cidades Educadoras, assegurando a São Paulo um assento como cidade convidada no Comitê Executivo, com local de fala e opinião, e coorganizando um movimento pelo reconhecimento da língua portuguesa como idioma oficial da AICE, o que permitirá que mais cidades brasileiras se beneficiem dos trabalhos da rede. Destaca-se que o próximo Congresso da AICE será em Curitiba, em 2024, e que São Paulo poderá apoiar a cidade organizadora no Comitê Executivo durante esse período” ressalta Luis Felipe.