Transforming Cities series lança mini-documentário sobre iniciativa da Cidade de São Paulo

Curta-metragem retratará agricultores de Parelheiros e ações do projeto Ligue os Pontos na zona rural do município

 Na última sexta-feira (10), foi lançado o mini-documentário “São Paulo Sustentável”, como parte do projeto Transforming Cities series que mostra, através da história de vida de duas personagens impactadas diretamente pelo Projeto “Ligue os Pontos”, as soluções inovadoras da cidade a fim de alcançar metas climáticas vitais, melhorar a saúde e construir economias fortes. O curta-metragem retrata uma agricultora, uma agrônoma e uma proprietária de um renomado restaurante da região, cujas vivências são impactadas pelo trabalho da cidade nas áreas de agroecologia e economia circular. O filme foi produzido pela BBC StoryWorks Commercial Productions.

Parelheiros, zona rural de São Paulo, foi escolhida por seu histórico que concentra um grande número de produtores rurais que fazem parte do Projeto “Ligue os Pontos”, que tem o objetivo de encontrar alternativas de comercialização mais rentáveis ao agricultor convencional que poderia trazer várias vantagens para o produtor: garantir volume e frequência da demanda, proporcionar um contrato de longo prazo e a relação clara com o cliente.

A Secretária Municipal de Relações Internacionais (SMRI), executa e preside o Comitê de Governança do Projeto “Ligue os Pontos”, que também conta com participação da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Com essa proposta, a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies. A organização premiou iniciativas inovadoras em políticas públicas nas cidades da América Latina e do Caribe. São Paulo recebeu o prêmio principal, com a premissa de que um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas cidades latino-americanas é estabelecer uma relação sustentável entre as áreas urbana e rural. As demais cidades premiadas pelo concurso foram Santiago (Chile), Medellín (Colômbia), Guadalajara (México) e Bogotá (Colômbia).

Além de São Paulo, outras cidades participantes da C40 também foram convidadas a relatar suas práticas transformadoras, de modo a estimular a troca de experiências e a replicabilidade das melhores ideias regionais. A série será disponibilizada em um microsite da BBC.com, que foi lançado em outubro, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 em Buenos Aires.

O minidocumentário pode ser acessado aqui. 

BBC StoryWorks

BBC StoryWorks Commercial Productions é o estúdio pertencente à BBC Global News. A BBC StoryWorks produz conteúdo um impactante e compartilhável, e o publica por meio das plataformas globais da BBC, inspirando o público através de narrativas envolventes, produção cinematográfica e execução digital inovadora.