Prefeitura de São Paulo participa do 8° Fórum Global do Pacto de Milão, sediado no Rio de Janeiro

O evento garante possíveis parcerias para a cidade e contribui para idealizar novos projetos para a SMRI

No período de 17 a 19 de outubro, ocorreu o 8° Fórum Global do Pacto de Milão sobre Política Alimentar Urbana, na cidade do Rio de Janeiro. O Pacto se trata de um documento assinado por prefeitos do mundo todo, a fim de reconhecer o papel das cidades no desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e combate à insegurança alimentar. A convite de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Giuseppe Sala, prefeito de Milão, a cidade de São Paulo compareceu ao evento e em representação à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), a Assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Luiza de Carvalho, foi sinalizada positivamente a participar do evento.

O encontro contou com atividades interativas e uma cerimônia de premiação do Pacto de Milão, no qual ocorreram oportunidades de conversas e troca de experiências entre os delegados das cidades. Durante os três dias do fórum, os sistemas alimentares foram colocados no centro da Agenda do Meio Ambiente, o objetivo foi promover políticas ambientais, saúde, transporte e energia juntamente com as políticas alimentares urbanas.

A interação com palestrantes e representantes das demais cidades participantes durante a missão, deu abertura para inspirar políticas e perspectivas para a cidade de São Paulo dentro da temática segurança alimentar. Fazendo parte da estratégia de atuação em redes internacionais de cidades, foi possível viabilizar parcerias técnicas para a cidade e despertar o interesse de outros nos planejamentos organizados por São Paulo, além de reforçar a liderança regional e global em estruturação de políticas e projetos que visam a garantia da segurança alimentar e nutricional em seu território.

"Durante o fórum, foi possível divulgar importantes trabalhos elaborados por São Paulo em diversas frentes de trabalho e áreas, como saúde, assistência e desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e trabalho, educação, segurança alimentar nutricional e abastecimento, no tema de segurança alimentar e sistemas de agricultura urbano, reforçando a cidade como uma liderança regional e global em elaboração de políticas e projetos que buscam a garantia da segurança alimentar e nutricional em seu território", declarou Luiza.