Prefeitura de São Paulo participa do Congresso Mundial da Rede de Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU

O local escolhido para a edição de 2022 foi a cidade de Daejeon, polo de tecnologia da Coreia do Sul

No mês de outubro foi realizado o Congresso Mundial da Rede de Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU, na cidade de Daejeon, Coreia do Sul, entre os dias 10 a 14 de outubro. A Secretaria Municipal de Relações internacionais esteve presente no evento para representar a Prefeitura de São Paulo. As relações entre São Paulo e Coreia do Sul de fato se fortaleceram considerando o aspecto de troca de experiências e inspiração em relação à elaboração de políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos.

O congresso mundial da CGBLU é o maior evento internacional de cidades do mundo, promovido pela maior organização internacional de cidades, que ocorre a cada 3 anos no qual São Paulo tem vasto histórico de participação e protagonismo. A edição desse ano ocorreu em Daejeon uma importante cidade, polo de tecnologia da Coreia do Sul, com a presença de cidades de todo o mundo. Ao todo foram 7 painéis que participamos como panelista sob as temáticas de direito a cidade, direitos humanos, inclusão e acessibilidade bem como das reuniões do comitê dê de direitos humanos inclusão social e democracia participativa da CGLU.

“Em relação a São Paulo e a participação em ambos os eventos, destaca-se a necessidade de assumirmos um papel de introduzir outros municípios brasileiros em espaços internacionais que dialogam com a realidade nacional. Neste sentido, quando nos posicionamos enquanto vanguarda de temas e debates, abrir espaço e incentivar a participação de outras capitais, fortalece e amplifica a apresentação das nossas perspectivas às organizações e parceiros internacionais”, afirma Igor Lacerda, assessor técnico de Assuntos Internacionais Multilaterais da SMRI.

Para além da projeção das políticas públicas e das boas práticas a participação da SMRI reforça as conexões com os parceiros internacionais e cidades globais, abre novos caminhos para o desenvolvimento de atividades futuras. Além disso, reforça o protagonismo regional e global de São Paulo que é membro fundador da CGLU tendo sido a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, a primeira co-presidente.