Missão da Prefeitura de São Paulo leva 10 startups ao Web Summit 2022, em Lisboa

A maior cidade da América Latina está presente em um dos eventos de mais importância para o ecossistema empreendedor de Portugal.

Dez startups que passaram por programas de aceleração da Prefeitura de São Paulo foram selecionadas para participar da edição deste ano do Web Summit, de 1 a 4 de novembro em Lisboa, evento que ao longo de seis anos de realização tornou-se referência na prospecção de parcerias de negócios focados em tecnologia e inovação.

Os programas Vai Tec, voltado a negócios inovadores e de base tecnológica nas periferias de São Paulo, e o Hub Green Sampa, que oferta aceleração e residência para empresas de tecnologia verde, são iniciativas da Prefeitura de São Paulo realizadas por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

A ida ao Web Summit 2022 foi parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. A missão internacional está conectando os empreendedores paulistanos com o mercado europeu.

Em Lisboa, estão presentes o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que assinará junto ao prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, um Memorando de Entendimento entre ambas cidades para aprofundamento dos laços de cooperação em temáticas de comum interesse, como a Agenda 2030; desenvolvimento econômico, inovação e tecnologia.

“Teremos, durante o Web Summit, reuniões com mais de mais de 70 investidores interessados em fazer negócios e gerar empregos, para a gente mostrar a cidade de São Paulo, comentou o prefeito Ricardo Nunes logo após a cerimônia de abertura do evento. Uma das principais motivações da cidade são as novas tecnologias de aplicação do conceito de Smart Cities, para “colocar São Paulo no caminho de um grande futuro de cidades inteligentes, com muita informação e tecnologia, levando muito investimento para as startups da cidade, que estão aqui alinhadas às temáticas mais relevantes e inovadoras do mundo’, ressaltou.

“A presença institucional da Prefeitura de São Paulo mostrará ao público do Web Summit todo o nosso potencial cultural, tecnológico e econômico. Elementos que, certamente, atrairão investidores para a geração de emprego e renda”, explica a ex-prefeita de São Paulo e ex-Ministra de Turismo e de Cultura do Brasil, Marta Suplicy, integrante da comitiva oficial no evento em Lisboa, atualmente à frente da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.

Compromissos

A programação do Web Summit contará ainda com a solenidade da assinatura do Memorando entre Lisboa e São Paulo, com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP); com a realização de uma Masterclass intitulada “São Paulo - polo de negócios e inovação na América Latina” e a celebração do São Paulo Day - uma ação realizada pela organização do Web Summit, pela Câmara de Comércio Portuguesa em São Paulo e a AICEP.

A Web Summit Lisboa é a maior conferência da Europa em tecnologias, com sua primeira edição anual realizada em 2009. A equipe do Web Summit também realiza eventos a nível mundial, incluindo o RISE, em Hong Kong e o Collision, em Toronto. Em maio de 2023 ocorrerá a primeira edição deste evento na América Latina.

Conheça os programas de aceleração da cidade de São Paulo:

Green Sampa - Reconhecido em maio deste ano como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), o Green Sampa é a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que busca soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas.

Vai Tec - O Programa Vai Tec é um programa municipal gerido pela Ade Sampa que tem a finalidade de estimular e apoiar, por meio de aporte financeiro e por meio de programa de aceleração, o desenvolvimento de empreendimentos inovadores que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócios, em especial aqueles ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desenvolvidas por jovens de baixa renda e de regiões menos privilegiadas da cidade de São Paulo.

Conheça as startups paulistanas participantes do Web Summit:

Valora - Uma cleantech de impacto socioambiental positivo. Atua como operador logístico em toda a cadeia da reciclagem, fazendo programas educacionais, treinamentos, coleta dos resíduos em condomínios residenciais e grandes geradores. A startup também faz a triagem do material coletado para a venda dos produtos aos recicladores e dos créditos de logística reversa às marcas interessadas em comprovar a recuperação de embalagens.

Mais 1 Code - Com o propósito de transformar a vida de jovens da periferia, a MAIS1CODE é uma escola de programação, que atua de forma online e gratuita.

Recicla.se - Uma plataforma de gestão de resíduos, que soluciona o desafio do descarte adequado de resíduos sólidos. Por meio de tecnologia e uma rede de parceiros (cooperativas, coletores, empresas de logística e reciclagem), a startup coleta, destina e certifica todo ciclo de vida dos resíduos recicláveis e orgânicos.

{Parças} Developers School® - EduTech de Impacto Social que atua no apagão técnico de TI, formando novos Desenvolvedores de Periferias, Favelas e egressos de medidas socioeducativas.

ProHound - A startup tem o objetivo de otimizar o uso e facilitar a gestão de equipamentos de ar condicionado, proporcionando controle, visibilidade dos processos, eficiência energética e garantia de qualidade para operações de empresas, de forma inteligente e automatizada.

Literatura postal - O projeto Literatura Postal foi criado por professores e artistas da periferia de São Paulo. Adquirindo cartões postais, o usuário acessa a história em Realidade Aumentada (RA) com recursos de trilha, locução, animação 3D e recursos de acessibilidade.

Lemon Chef - O Lemonchef é um app de delivery que potencializa o trabalho do pequeno empreendedor e de motoboys parceiros, que recebem 100% do que é pago pela entrega.

Mama Filó - A missão da Mama é produzir comida saudável com valor acessível para todos. A Mama opera em parceria com mercados residenciais, smart-freezers próprios instalados em empresas, prefeituras, grandes eventos e também realiza entregas.

Um bom app - Desenvolve tecnologias de logística reversa, com mapeamento de ponto de geração de excedentes e resíduos, instalação de centrais de recebimentos e desenvolvimento de mecanismo de cashback e comercialização.

Jovens Hackers - Negócio de impacto social voltado ao ensino de programação, robótica e cultura maker para crianças e adolescentes das periferias. Em 2021, após a primeira etapa de um financiamento coletivo, ofereceram gratuitamente formação online lúdica para mais de 1.200 crianças.