Prefeitura de São Paulo participa da premiação C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2022

A categoria “Unidos para Inovar” foi recebida pela cidade, em representação ao projeto “Cardápio Escolar Sustentável”

Esse mês, a cidade de Buenos Aires recebe o prêmio C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2022, que reuniu 100 cidades no maior encontro mundial de prefeitos dedicados a enfrentar as emergências climáticas. No último dia 19, a Cidade de São Paulo, representada pelo Prefeito Ricardo Nunes e a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, foi vencedora na premiação na categoria “Unidos para Inovar”, com projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o “Cardápio Escolar Sustentável”, que visa fornecer alimentos vegetarianos de alto valor nutricional a mais de 1 milhão de alunos da rede escolar municipal, a fim de reduzir 22,3% das emissões de gases poluentes nos próximos 10 anos.

"A cobertura vegetal da cidade atinge 48% de sua área total. Temos um dos maiores programas do mundo para enfrentar a crise climática e um Plano Municipal que abrange o recebimento de migrantes em caráter permanente, o que nos qualifica para participar ativamente da Força-Tarefa sobre Migração Climática junto com as Redes C40-MMC", afirma o prefeito de São Paulo.

"Para o próximo ano, nossa expectativa é que o governo brasileiro, de acordo com as diretrizes da COP-27 sobre Justiça Climática, aja com ênfase na luta contra a pobreza. Para isso, na arena internacional, entendemos que o debate sobre cooperação e financiamento para os países em desenvolvimento é fundamental. A mudança climática é um fenômeno global que só será parado pela união de todos os países e, neste desafio, o Brasil pode ser um protagonista", comenta a secretária municipal de Relações Internacionais.

Os prêmios reconhecem a liderança da cidade na ação climática urbana e 2022 teve como principal tema a recuperação inclusiva, sustentável e criadora de empregos perdidos na pandemia de Covid-19. O C40 é uma rede de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que se dedicam a realizar ações urgentes para enfrentar a crise climática e criar um futuro prospero.