Prefeitura de São Paulo participa de apresentação da América Abierta, na República Dominicana

Evento contemplou o Abre Latam-Condatos e a Reunião Regional da Aliança para o Governo Aberto

No mês de setembro ocorreu o Abre Latam-Condatos, evento que reuniu comunidades e permitiu conectar os presentes de maneira cooperada, por cidades mais democráticas e sustentáveis, com trocas de ideias sobre prevenção e combate à corrupção, proteção de direitos e liberdades, governança democrática, dados e tecnologia para o bem comum, inclusão de grupos vulneráveis e desenvolvimento sustentável. O objetivo foi criar alianças e buscar soluções para construir uma região mais participativa e inclusiva em um mundo pós-pandêmico.

Em representação à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), o Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Wagner Rocha, participou dos dias 25 de setembro a 1 de outubro na missão que tinha como uma das principais missões a projeção da capital paulista em relação ao trabalho efetuado no âmbito do Plano de Ação do Governo Aberto e das ações ligadas à Agenda 2030, com membros governamentais e não governamentais. Destacam-se os representantes da Parceria de Governo Aberto (OGP - Open Government Partnership, no inglês), principal organizadora do evento e rede da qual a cidade de São Paulo faz parte desde 2015, Jose Maria Marin e Clorinda Romo.

São Paulo se apresenta como cidade candidata para sediar os dois próximos encontros da América Abierta, criando maiores relações com os representantes. A oportunidade para a cidade de participar do painel de Parceria para Governo Aberto, organizado pela OGP, que foi realizado no dia 12 de outubro, na missão à Correia do Sul.

“Participar do América Abierta propicia espaços para troca de experiências e prospecção de boas práticas na interlocução dos princípios de governo aberto com outros temas estratégicos como desenvolvimento sustentável e inclusão social”, comenta Wagner.