Cidade de São Paulo e Montreal compartilham conhecimento sobre políticas de apoio a população em situação de rua

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento esteve presente na missão

Entre os dias 12 e 16 de setembro, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, representada pelo Assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais, Felipe Morales, esteve no Canadá assessorando presencialmente o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra, o Secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Décio Fernando, e o Chefe de Assessoria Técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Gustavo Felício, em missão que teve como objetivo compartilhar conhecimento sobre políticas de apoio a população em situação de rua.

Nos dias 12 e 13, os representantes conversaram com Departamento de Administração de Abrigos de Vancouver sobre o tema, além de visitar abrigos gerenciados por esta pasta da cidade de Vancouver e uma unidade de casas modulares. A relação com esta cidade canadense foi criada pela Coordenação de Assuntos Internacionais Bilaterais (CAIB) especialmente para esta missão. Durante toda a viagem, foi possível assessorar a equipe da SMADS para alteração, conforme necessário, a estratégia de projeção internacional da cidade.

A missão permitiu demonstrar como São Paulo está à frente de diversas políticas sociais e consegue prestar maior apoio a populações em desvantagem social. A agenda foi finalizada com uma conversa com a Sra. Melissa De Genova, Vice-Prefeita de Vancouver. Nesta oportunidade, compartilhou-se mais atividades sociais de São Paulo, com as impressões da Vice-Prefeita, estendendo o convite para vir a São Paulo junto da equipe técnica do Departamento de Administração de Abrigos de Vancouver para ver de perto nossas entregas.

Já nos dias 15 e 16, foi possível encontrar com diversos departamentos do poder público de Toronto (Moradia e Abrigos, Desenvolvimento Social e Finanças). A relação com Toronto também foi construída por CAIB, porém não especialmente para esta missão. Instituiu-se contato com Toronto em junho de 2022, quando São Paulo preparava-se para ir à Conferência Collision em julho de 2022 em Toronto.

De forma geral, a missão permitiu à São Paulo compartilhar muito do seu conhecimento e impressionar os colegas canadenses com a robustez dos nossos erviços de assistência social. Dou destaque para três áreas: Entrega de casas modulares; Garantia da segurança alimentar ao fornecer mais de 4 refeições diárias a pessoas em situação de rua (seja em abrigos ou em restaurantes); Agilidade ao encaminhar pessoas com necessidade de tratamento médico psicológico a profissionais capacitados.

“A atividade de SMRI foi fundamental tanto na criação do relacionamento com as cidades em questão, o que resultou na criação de proveitosas agendas de trabalho, bem como na assessoria internacional direta à SMADS para manutenção das boas relações de longo prazo bem como apoio nas reuniões de alto nível que tivemos e alterações de agenda”, afirmou o assessor.