Cidades Ibero-americanas assinam o título “São Paulo Capital Verde Ibero-americana"

3ª reunião de comitê setorial de cidades sustentáveis e resilientes encerra com palestras na Biblioteca Mário de Andrade

Na última quinta (29), o Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), encerrou a rodada de painéis com o fortalecimento da agenda de economia circular por meio da cooperação internacional nas cidades de São Paulo, Bogotá, Buenos Aires e Montevideo, o manual de visão e boas práticas e a I Semana de Economia Circular da América Latina, com mediação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

Ali se concluiu o projeto de cooperação integral coordenado por São Paulo, "Economia Circular enquanto mecanismo inovador de implementação da Agenda 2030", bem como tivemos o lançamento do "Chamado à Ação em Economia Circular" e a discussão do documento-síntese da reunião do Comitê. O evento contou com a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Os palestrantes focaram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13 e 17, com a apresentação do informe do projeto de cooperação “Economia Circular como mecanismo inovador de implementação da Agenda 2030, ministrado pelas representantes da ideia Circular, Léa Gejer e Carla Tennenbaum.

Estavam presentes a Vereadora de Lima – Katherine Villanueva, a Secretária da Câmara Municipal de Manágua - Jeniffer López, o Diretor da Divisão de Limpeza do Departamento de Desenvolvimento Ambiental de Montevidéu - Ignacio Lorenzo e a Assessora do Gabinete da Prefeitura de Santiago – Camila Retamal.

“O chamado a Ação em economia circular é um convite a todas as cidades Ibero-americanas, membro da UCCI, para acelerar a circularidade nas cidades e se comprometerem com um futuro justo, resiliente e sustentável”, afirma Lucas Paredes, mestre de cerimônias da ocasião e assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais da SMRI.