Segundo dia de Reunião do Comitê Setorial de cidades sustentáveis e resilientes da UCCI é marcado por encontro no Parque do Ibirapuera

Áreas verdes e biodiversidade nas cidades ibero-americanas foi tema de debate entre os participantes

No segundo dia da 3ª reunião de comitê setorial de cidades sustentáveis e resilientes da UCCI, a comissão reuniu-se para tratar de “Áreas verdes e biodiversidade nas cidades ibero-americanas", na Universidade Aberta do meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), no Parque Ibirapuera.

O segundo painel da reunião contou coma presença do Diretor de gestão de Parques Urbanos da Secretaria Municipal do Verde e do meio Ambiente de São Paulo – Vinicius Almeida, da Diretora geral de gestão Ambiental de Assunção - Cinthia Guerreño, do gerente de Gestão Ambiental de Tegucigalpa – Edwin Sanchez Navas e da Coordenadora de parques e Áreas verdes da Cidade de Guatemala – Susana de León Gil.

Além disso, os presentes puderam presenciar a Assinatura de Acordo de Contribuição entre a Prefeitura de São Paulo e a ONU-Habitat, com Elkin Velásquez, representante regional para América Latina e Caribe. A agenda ainda contou com uma visita ao Museu Afro brasil, ida ao Hub Green Sampa e à Praça das Artes, para assistir o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que apresentou “Percussão e Cordas – Do Carimbó ao Chamamé”.

O novo projeto é chamado "Espaços públicos verdes para todas e todos: reforçando a inclusão e a sustentabilidade na cidade de São Paulo", e tem duração prevista de três anos. A iniciativa vai realizar uma análise de espaços públicos na capital paulista, ajudando as autoridades locais a visualizar as principais oportunidades do sistema de espaços públicos verdes municipais.

"Ao longo desse processo, o ONU-Habitat vai dispor de toda sua capacidade em um processo de cocriação para avançar no propósito central de reduzir desigualdades no acesso aos espaços verdes na cidade. Uma cidade grande como São Paulo vai nos inspirar e dar exemplo. Queremos que esse propósito possa posteriormente ser compartilhado com outras cidades da América Latina e do Caribe", afirmou Velásquez.