Cidade de São Paulo sediará a Cúpula 2023 do World Cities Culture Forum (WCCF)

O anúncio foi feito hoje, 7 de outubro, em Helsinque, durante evento que reuniu mais de 40 cidades participantes da rede internacional; Museu de Arte de Rua de São Paulo (MAR) foi destaque nas apresentações de representantes da Prefeitura

 O evento previsto para o último trimestre de 2023 trará uma agenda focada em 6 eixos de debates: Economia Criativa; Mecanismos de gestão pública, Acesso à Cultura, Tendências Setoriais e Debates Internacionais. Será o primeiro evento internacional de cultura para cidades promovido por São Paulo e o primeiro evento da WCCF na América Latina.

“A indicação de São Paulo como sede da Cúpula do WWCCF no próximo ano é a confirmação de que a nossa cidade, a cada ano, se consolida como protagonista nas políticas de inclusão cultural, social e de desenvolvimento sustentável”, resumiu o prefeito Ricardo Nunes.

As secretárias municiais de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e de Cultura, Aline Torres, celebraram mais essa conquista da cidade. Para Marta Suplicy, trata-se de um evento que ensejará o contato dos participantes com a cultura paulista e do Brasil: "A identidade de um povo é sua cultura, daí nossa imensa alegria ao termos sido escolhidos para sediar o WCCF. São Paulo e o Brasil têm muito para compartilhar", enfatizou.
"É necessário pensarmos em conjunto globalmente para agirmos localmente em direção a uma cultura mais inclusiva. É para nós, uma satisfação mostrar ao mundo o quanto São Paulo é multicultural, diversa e acolhedora", afirma a secretária municipal de cultura de São Paulo, Aline Torres.

Segundo Justine Simons, secretária municipal de Cultura e Indústrias Criativas da Prefeitura de Londres, que presidiu o evento em Helsinque, “a Cultura tem o poder de transformar vidas e sustentar economias, e com a união de outras cidades de todo mundo, estamos aprendendo uns com os outros como lidar com os desafios em comum. De Nova York a Tóquio, Buenos Aires a Paris, o World Cities Culture Forum 2022 auxiliará na recuperação do impacto pós-pandemia e apoiará o futuro da cultura e do setor criativo.”

WCCF

A Cúpula da World Cities Culture Forum é uma das plataformas internacionais mais importantes para a troca de experiências entre os líderes das cidades e especialistas culturais sobre o papel da cultura como um princípio organizador da cidade sustentável no futuro. A cidade de São Paulo se candidatou e foi contemplada com a oportunidade de sediar a Cúpula 2023.

Além de ser o único encontro anual presencial das cidades-membro, a proposta da Cúpula é proporcionar aos tomadores de decisões e responsáveis por políticas públicas um espaço para intercâmbio, geração de novas ideias e fortalecimento de respostas políticas diante dos desafios contemporâneos de acesso à cultura em suas localidades. Com o evento internacional em São Paulo no próximo ano, a cidade se somará às sedes passadas como Xangai; Londres; Istambul; Amsterdam; Moscou; Seul; São Francisco e Lisboa, que sediou em 2019 o último encontro presencial antes da pandemia da Covid-19. Helsinque foi o primeiro em formato presencial do encontro internacional, com o tema “Cidades visionárias: Cultura + Pessoas, Lugar + Planeta”.

Representação
São Paulo contou, em Helsinque, com representantes do prefeito Ricardo Nunes e das secretarias municipais de Cultura e de Relações Internacionais, Aline Torres e Marta Suplicy, durante o anúncio oficial da escolha pela cidade de São Paulo como anfitriã da Cúpula 2023. Eles debateram com Londres, Sydney e Milão durante a sessão “Repensando a esfera pública”. Experiências locais foram compartilhadas sobre como as cidades devem repensar cultura em seus aspectos materiais e imateriais, em favor de uma abordagem mais centrada nas pessoas, especialmente diante dos desafios pós-pandemia. Foi apresentado também o Museu de Arte de Rua de São Paulo (MAR), uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e as Subprefeituras com o foco no incentivo ao desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da capital.